Ricardo Teixeira e Tiago Morais querem introduzir na agricultura tecnologias de realidade aumentada, popularizadas pelo jogo Pokemon Go. O funcionamento é simples: o agricultor aponta o telemóvel para a área que pretende analisar, os resultados são calculados na cloud e mostrados no visor, em tempo real. A ideia está em fase de protótipo.
E se uma fotografia tirada com um vulgar telemóvel permitisse obter instantaneamente estimativas da qualidade dos solos e produtividade das culturas numa exploração agrícola…!? A ideia é, de facto, inovadora e (esta é a segunda boa notícia) está a passos de vir a tornar-se uma ferramenta real, que ajudará a trabalhar a terra de uma forma diferente da conhecida até hoje. Será útil para os agricultores e a lavoura, em geral.
“Neste momento, temos grandes expectativas para a aceitação e utilização futura da aplicação”, afirmam Ricardo Teixeira, e Tiago Morais, investigadores do Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS) do Instituto Superior Técnico, ao JE Universidades.
Na era do conhecimento e da digitalização, os telemóveis são uma ferramenta de trabalho essencial em muitas profissões, mas não ainda na agricultura. Há múltiplas aplicações que usam dados de satélite para informar os agricultores sobre a produção das culturas […]