Potenciar o aumento do consumo de carne de coelho no mercado português continua a ser o principal desígnio da campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” que entrou no seu segundo ano no final de março.
Esta é a segunda campanha Ibérica de promoção e divulgação de carne de coelho dinamizada pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura e pela Intercun, em Espanha, até 2023.
Este projeto une os produtores numa só missão: incrementar o consumo de carne de coelho na casa dos consumidores portugueses, mas também no próprio canal HoReCa.
A nova fase da campanha tem planeadas várias atividades que vão decorrer ao longo de 2022, como ações na televisão, em meios digitais, presença em redes sociais (Instagram e Facebook), ações com influencers e bloggers, roadshows em churrasqueiras, degustação em centros comerciais e participação em eventos especializados, como o Congresso dos Cozinheiros.
Assumindo-se uma apaixonada pela gastronomia portuguesa, a apresentadora de televisão Fátima Lopes volta a ser o rosto da campanha, promovendo o consumo da carne de coelho, que sempre esteve presente no dia-a-dia culinário na sua família, acompanhando diferentes gerações.
Iniciada em 2021, a campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” aposta sobretudo em mensagens de redescoberta da carne de coelho como um dos produtos emblemáticos da dieta tradicional mediterrânea. Esta demonstra que a carne de coelho é, não só, um alimento equilibrado, leve e de fácil confeção, mas também de alto valor nutritivo, com uma produção que respeita a sustentabilidade ambiental e a vida rural.
O Presidente da ASPOC, Firmino Sousa, salienta a importância desta nova fase da campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea”, referindo que se trata “de um projeto que traduz o esforço, cooperação e contributo de toda a fileira num propósito único: incrementar o consumo de carne de coelho no mercado português”.
Sobre os segredos da carne de coelho que a Fátima Lopes vai continuar a revelar:
É uma carne equilibrada, leve e de fácil confeção
A carne de coelho é um alimento equilibrado, leve e de fácil confeção, que pode ser consumido em qualquer época do ano e em todas as ocasiões. É também um alimento versátil que estimula a criatividade culinária e proporciona diferentes tipos de receitas, mais ou menos elaboradas, desde as mais tradicionais às mais contemporâneas.
Versátil nos cortes
Outro dos segredos que a Fátima Lopes nos vai desvendar é a versatilidade do produto, agora ainda mais evidente através de novas formas de apresentação ao consumidor, destacando-se, neste arranque de campanha os lombos, o meio coelho cortado e as coxas. Prontas a saltear, a ir ao forno, na grelha ou no tacho, as novas formas de apresentação são simples e adequadas ao atual estilo de vida dos jovens e das famílias portuguesas.
Ideal para uma alimentação equilibrada integrada na Dieta Mediterrânea
Fátima Lopes vem ainda mostrar-nos que numa época em que o tema da saúde marca a agenda do dia, a carne de coelho evidencia-se pelo seu elevado valor nutritivo. Uma carne branca com pouca gordura, que apresenta um aporte energético médio de 117 Quilocalorias por cada 100 gramas, fonte de proteínas de alto valor biológico, necessárias em todas as fases da vida, contém ferro heme, pelo que se encontra mais bio disponível e é mais facilmente absorvida pelo organismo, entre outras características nutricionais que a torna um alimento o equilibrado.
Adequada à sustentabilidade do nosso planeta
A carne de coelho está vinculada a um modelo de produção tradicional, comprometido com a sustentabilidade ambiental. Segundo o Presidente da ASPOC “Os cidadãos estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e conscientes do papel crucial que alimentos, como a carne de coelho, desempenham na saúde e no bem-estar. Graças ao modelo de produção europeu, os consumidores conseguem garantir a qualidade dos alimentos, a preservação do meio rural e o respeito pelo meio ambiente. E esta é uma das mensagens que pretendemos transmitir de forma clara com a nossa campanha.”
Os métodos europeus de produção de carne de coelho garantem elevados padrões de qualidade, rastreabilidade, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental, uma mensagem que será também reforçada pela Fátima Lopes.