A Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, defendeu “uma medida excecional de crise que envolva a mobilização de dotações do fundo do desenvolvimento rural – FEADER”, no âmbito do Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas (Agrifish).
Em comunicado, o Ministério da Agricultura e Alimentação explica que esta posição surge no seguimento da proposta dessa medida apresentada neste Conselho por 13 Estados-Membros e que reuniu um consenso.
Durante a sua intervenção, Maria do Céu Antunes notou para a necessidade de se “tomarem medidas rápidas e consequentes, que garantam a segurança alimentar na Europa”. A responsável alertou ainda para os eventuais efeitos negativos na produção vegetal, já que as sementeiras de primavera-verão podem vir a sofrer uma redução de área semeada, decorrente da incerteza da atual conjuntura.
No seu entender, as medidas até agora apresentadas são “desequilibradas, insuficientes e incompletas e podem introduzir desequilíbrios entre os Estados-Membros”.
No final do Conselho, o Comissário Janusz Wojciechowski revelou que vai apresentar uma proposta legislativa com vista à criação de uma medida excecional de crise através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.