O sabor da pecuária extensiva, (h)à conversa entre o prado e o prato com os Chefs Leopoldo Calhau e José Júlio Vintém
A ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola) organiza uma sessão do prado ao prato, com conversa e petisco. A partir das 11:30, vamos falar sobre a valorização da carne extensiva, debater modelos de gestão do pastoreio e identificar os desafios na criação de redes de proximidade. Mas vamos também conhecer as características nutricionais dos produtos da pecuária extensiva, saber o que história nos conta sobre o consumo de carne, e ter a oportunidade de provar o seu sabor. Enquanto se desenrola a conversa, os Chefs José Júlio Vintém (Restaurante Tombalobos) e Leopoldo Calhau (Taberna do Calhau), serão desafiados a preparar in loco receitas com carne de borrego, que serão dadas a provar aos participantes.
A “conversa à mesa” contará também com os seguintes convidados: Nuno Canatário (Couto da Velada), João Madeira (Sociedade agrícola Vargas Madeira), Eliana Jerónimo (CEBAL), Miguel Serra (Arqueólogo), Alfredo Teixeira (IP Bragança), num debate moderado por María Bastidas (ADPM).
Durante a sessão, serão projetados excertos dos filmes “(h)à conversa entre o prado e o prato”, que contam com a participação dos Chefs e dos produtores convidados.
Uma iniciativa do projeto LiveAdapt, confinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, no seguimento da campanha de valorização da pecuária extensiva, “produz com respeito, protege o amanhã”.
Data: Segunda – feira, dia 25 de abril de 2022
Horas: 11.30h
Local: Auditório ACOS, Ovibeja, Beja