A Euroseeds e a ASTA realizam no dia 26 de abril o webinar “Novas Técnicas Genómicas – quais o benefícios para as PME do setor agroalimentar?” Em debate, os contributos de tecnologias de edição genética para uma agricultura e um sistema alimentar mais sustentáveis.
As novas técnicas genómicas, como a edição do genoma, são tecnologias promissoras que podem contribuir para os objetivos de uma agricultura e um sistema alimentar mais sustentáveis e resilientes. Podem ser usadas, por exemplo, para desenvolver variedades melhoradas que permitem um aumento da produtividade e uma redução do uso de fitofármacos.
O crescimento e o sucesso das Pequenas e Médias Empresas (PME) dependem de políticas regulatórias transparentes, previsíveis e adequadas ao risco. Enquanto na União Europeia as novas técnicas genómicas (NGT) são atualmente regulamentadas como Organismos Geneticamente Modificados (OGM), em países como os Estados Unidos da América, que têm uma política favorável a certas NGT, algumas PME, como a Cover Cress, já estão a desenvolver e a comercializar variedades com o genoma editado.
Do outro lado do Atlântico, startups e PMEs como a Cover Cress lideram os esforços de Investigação&Desenvolvimento neste campo, estando a desenvolver novas variedades mais sustentáveis, que prometem benefícios para agricultores, consumidores e meio ambiente.
Um quadro legislativo favorável às novas técnicas genómicas na UE poderia melhorar a competitividade do setor das sementes e permitir às PME participar plenamente nos esforços de I&D, tão necessários para um sistema alimentar mais sustentável.
Estas e outras questões irão estar em debate no Webinar “Novas Técnicas Genómicas – quais o benefícios para as PME do setor agroalimentar?”, que a Euroseeds e a ASTA (American Seed Trade Association) vão realizar no dia 26 de abril, entre as 14:00 e as 15:00 (hora de Portugal continental).
Data: Terça – feira, dia 26 de abril de 2022
Horas: 14.00h – 15.00h