algodão

OGM | UE autoriza três variedades GM e renova autorização de um algodão GM

A União Europeia autorizou a comercialização de produtos que contêm três variedades geneticamente modificadas (GM) e renovou a autorização para um algodão GM (GHB614) utilizado na alimentação humana e animal.

As três variedades (colza GM 73496, algodão GM GHB811 e soja GM GMB151) foram geneticamente modificadas para serem tolerantes a herbicidas e antes de serem aprovadas para comercialização passaram por um procedimento completo e rigoroso, incluindo uma avaliação de risco favorável pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA).

Nos pareceres científicos para cada uma das três variedades GM, a EFSA concluiu que são tão seguras como as variedades convencionais e as variedades de referência não GM testadas no que diz respeito aos potenciais efeitos na saúde humana e animal e no ambiente. A Autoridade concluiu também que o consumo das três variedades não representa qualquer problema nutricional para humanos e animais.

Quanto ao algodão GHB614, o parecer científico da EFSA para a sua renovação concluiu que o pedido não continha evidências de novos perigos, exposição alterada ou incertezas científicas que alterassem as conclusões da avaliação de risco original, adotada pela EFSA em 2009.

A autorização para as três variedades e a renovação para o algodão GHB614 são válidas por dez anos e não incluem produção.

As decisões relativamente à colza 73496,  algodão GHB811, soja GMB151 e algodón GHB614  foram publicadas no Jornal Oficial da União Europeia.

O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: