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– 05-04-2013 |
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Recessão e taxa de alcoolemia reduzem consumo de vinho em Portugal
A crise financeira e a taxa m�xima de alcoolemia determinaram a redu��o do consumo de vinho `per capita` em Portugal, que nos �ltimos 20 anos passou de 65 para 42 litros, segundo um estudo a que a Lusa teve acesso. De acordo com uma análise aos dados do consumo de vinho da Comissão Vitivin�cola da Regi�o de Lisboa (CVR Lisboa), a contribuir para este recuo estiveram Também a "mudan�a radical no estilo de vida dos portugueses e a pr�pria dieta mediterr�nica". Ainda assim, o presidente da CVR Lisboa, Vasco d`Avillez, nota que tudo aponta, agora, para uma estabiliza��o do consumo. � que, se no in�cio da d�cada de 90 o consumo em Portugal era de 65 litros por pessoa e, em 2005, esse valor caiu para os 45 litros, nos �ltimos oito anos o ritmo de diminui��o abrandou, tendo-se ficado pelos menos tr�s litros `per capita`, o que indica que "essa tend�ncia está prestes a estabilizar". Do trabalho da CVR Lisboa resulta ainda que os vinhos tintos são os eleitos da popula��o portuguesa e estrangeira e que a tend�ncia � de manuten��o destes h�bitos de consumo. Entre os mercados externos do vinho portugu�s, destaque para Fran�a, Espanha e It�lia, que apresentam consumos de vinho `per capita` "muito semelhantes" a Portugal, tal como h�bitos de consumo parecidos. Apesar do impacto da crise no consumo de vinho em Portugal, Vasco d`Avillez destaca que as exporta��es excederam as expectativas e atingiram valores recorde, ao ultrapassarem os 700 milhões de euros em 2012, "equilibrando o conjunto e dando for�a ao mercado do vinho". Este valor, somado aos 300 milhões de euros do consumo interno, fazem com que o mercado do vinho portugu�s valha um total de 1.000 milhões de euros, em linha com as previs�es do consultor Michael Porter no seu estudo de 2003 e 2004 sobre o mercado de vinho nacional. Fonte: Lusa
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