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– 17-04-2013 |
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Adega de Borba cresceu em 2012 com forte aposta nas exporta��esA Adega de Borba registou um desempenho muito positivo em 2012 gra�as a uma estratégia que incorporou várias ac��es diferenciadoras e uma forte aposta nas exporta��es. Com um volume de neg�cios de 16,9 milhões de euros, um aumento de 16,4% relativamente a 2011, a Adega de Borba teve uma produ��o de 9.912.671 litros de vinho, um decréscimo de 5% em rela��o ao ano anterior, em virtude de uma vindima menor. Manuel Rocha, CEO da Adega de Borba, refere que �este aumento significativo das vendas reflecte o sucesso da concretização de um plano de actividades diferenciadoras. Apesar do clima econ�mico do país não ser o mais favor�vel, e das previs�es pessimistas para 2013, vamos prosseguir com uma estratégia de crescimento ambiciosa em Portugal, mas sobretudo nos mercados de exportação.� Tendo sido uma das primeiras cooperativas constitu�das no Alentejo, em 1955, a Adega de Borba vende actualmente 15% dos seus vinhos no mercado externo. O destaque nas vendas para o exterior vai para países como Estados Unidos da Am�rica, Angola, China, Brasil, Rússia, Alemanha, Fran�a e Su��a. A Adega de Borba elegeu tr�s clusters de mercados estratégicos para alavancar as suas exporta��es. No primeiro cluster estáo Angola e Brasil, os dois mercados onde os vinhos portugueses apresentam a maior quota de mercado. No segundo cluster, encontram-se os Estados Unidos da Am�rica, o Reino Unido e a Alemanha, ou seja, os maiores mercados mundiais, quer em volume, quer em valor. Por fim, no terceiro cluster, estáo a China e a Rússia, dois mercados emergentes onde a dimensão, aliada �s tend�ncias de crescimento do consumo de vinho, são uma realidade. �A aposta da Adega de Borba na exportação � clara e queremos duplicar no m�dio prazo o peso das vendas internacionais no total de vendas�, refere Manuel Rocha, acrescentando que �estáo a ser equacionados alguns investimentos no decorrer de 2013 ao nível. da adapta��o de produto para alguns mercados.� O investimento de 12 milhões de euros, realizado em 2010, na constru��o de uma nova adega que será inaugurada ainda este ano, vem permitir não s� o aumento de capacidade de produ��o, como Também um grande aumento de qualidade dos vinhos da Adega de Borba, sobretudo devido � utiliza��o da mais evolu�da tecnologia de ponta. Em termos de marcas, o Adega de Borba mant�m-se como o vinho flagship nos mercados externos, sobretudo com o refor�o do inovador Adega de Borba Premium, além do icúnico Adega de Borba Reserva R�tulo de Corti�a. O sucesso de 2012 e as novidades para 2013 Em 2013, além da inauguração da nova adega, estáo ainda previstos lan�amentos de novos produtos, assim como um trabalho cont�nuo de restyling da imagem das diversas gamas. No m�s de Fevereiro, foi apresentado um vinho de homenagem a Eus�bio, numa edição limitada de 1000 garrafas. Passando em revista o ano de 2012, este pautou-se por um grande dinamismo por parte da Adega de Borba. Em Agosto, o site da marca foi remodelado e, ao mesmo, tempo, foi inaugurada a loja online. Em rela��o aos novos produtos, foram lan�ados no mercado o Adega de Borba Reserva Branco �R�tulo de Corti�a� � que não era produzido h� 30 anos � assim como o Adega de Borba Gold Grande Reserva Tinto �R�tulo de Corti�a�. Nas bebidas espirituosas, destaque para o lan�amento do Licoroso Premium e Também da Aguardente Bagaceira Velh�ssima. A gama Montes Claros sofreu um restyling de imagem e o lan�amento do Espumante Montes Claros marcou a entrada da Adega de Borba no segmento dos vinhos espumantes. Em termos de actividade comercial, as grandes refer�ncias estratégicas da Adega de Borba em 2012 passaram pelo aumento da distribui��o das suas marcas, e ainda pela explora��o de novas oportunidades de neg�cio com vista ao aumento da quota de mercado. Fonte: UpNews
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