|
|
|
|
– 18-04-2013 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
presença de compradores internacionais supera as expectativas iniciais da organiza��o que apontava para a compar�ncia de 1.400 visitantes
|
|
A 12� edição da Alimentaria&Horexpo Lisboa – Sal�o Internacional da Alimenta��o, Hotelaria e Tecnologia para a Ind�stria Alimentar fechou ontem portas na FIL. Face � actual conjuntura econ�mica e do pr�prio sector agro-alimentar, a organiza��o do sal�o faz um balanão positivo desta edição que superou todas as expectativas no que diz respeito aos compradores estrangeiros creditados no sal�o. No total a Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 recebeu a visita de 2.000 compradores estrangeiros, quando a previsão inicial dos organizadores apontava apenas para 1.400.
Co-organizada pela AIP – Feiras, Congressos e Eventos e Alimentaria Exhibitions, a Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 realizou-se na FIL este ano sob o lema "Novos Compradores, Novos Mercados, Novas Oportunidades". O objectivo da estratégia desta edição da 4� maior e mais importante feira generalista do sector da alimenta��o no ranking europeu passou pelo refor�o da sua missão de apoiar a internacionaliza��o das empresas e marcas portuguesas do sector agro-alimentar, promovendo a divulga��o dos seus produtos e criando sinergias inter-empresas. O objectivo acabou por ser alcan�ado com a visita de 2.000 compradores estrangeiros.
F�tima Vila Maior, directora da Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 considera que ‘face � estratégia que a organiza��o seguiu para esta edição do certame, e tendo em conta o actual contexto econ�mico nacional e das pr�prias empresas, estamos muito satisfeitos com os resultados alcan�ados, nomeadamente ao nível. da compar�ncia dos compradores estrangeiros. Tivemos uma forte adesão por parte de compradores estrangeiros, bem acima do que eram as nossas expectativas iniciais’. A respons�vel ressalva ainda o facto de ‘muitos destes compradores serem oriundos de mercados não tradicionais para Portugal, como � o caso da Austr�lia, Canad�, EUA, estánia, Jap�o, M�xico, Israel, Rússia e Tun�sia’.
O Brasil, país convidado desta edição da Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013, marcou presença com 75 compradores (dos quais 35 integram uma comitiva de compradores da ABRAS – Associa��o Brasileira de Supermercados). A estes se juntaram mais de 1.900 compradores (importadores, grossistas, retalhistas, da hotelaria, restaura��o, importadores de vinhos e cadeias de supermercados), vindos dos PALOP e de mercados t�o distintos como Argentina, Bulg�ria e os habituais mercados tradicionais europeus, que procuraram nesta feira produtos alimentares portugueses, com destaque para o segmento gourmet, do vinho e do azeite.
Em rela��o ao n�mero total de visitantes, no global o sal�o registou a visita de mais de 25 mil profissionais. Uma ligeira redu��o face � edição de 2011, o que se explica pelo trabalho exaustivo de identifica��o e controlo de entradas de profissionais devidamente credenciados. Uma aposta da organiza��o que procurou dotar as empresas participantes de todas as condi��es para efectuarem o seu trabalho da melhor forma.
Para além do espaço de exposi��o no qual marcaram presença mais de 800 empresas, sendo que 70% eram empresas nacionais e as restantes 30% empresas oriundas de outros mercados como Brasil, Coreia do Sul, Argentina, China, Qu�nia, Paquist�o, entre outros, para além dos habituais mercados europeus, o programa de confer�ncias, semin�rios e workshops mostrou-se muito concorrido. Desde logo a organiza��o destaca o 1� F�rum de Internacionaliza��o do sector Agro-Alimentar, integrado na iniciativa Clube Portugal Exportador, no qual se procuraram definir linhas orientadoras de actua��o das empresas portuguesas em v�rios mercados para os próximos anos e criar sinergias que potenciassem o aumento das exporta��es nacionais.
A Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 destacou-se ainda enquanto espaço privilegiado para apresentação de novos produtos e projectos inovadores, quer através do espaço INNOVAL – Novos Produtos, no qual foram dados a conhecer em primeira-m�o, aos visitantes profissionais 80 dos mais recentes produtos lan�ados pelas empresas do sector (entre os quais novas misturas de azeite, vinhos, chocolates e produtos gourmet), quer através do espaço FOOD I&DT, onde foram apresentados projectos de investiga��o e tecnol�gicos inovadores no sector alimentar.
Fonte: AIP
|
Apontadores relacionados: |
Artigos |
|
S�tios |
|
|
|||
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |