|
|
|
|
– 08-07-2013 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Missão Empresarial � China no sector dos lactic�nios apresenta produtos portugueses a importadores chineses
Secret�rio de Estado da Alimenta��o e Investiga��o Agroalimentar, Nuno Viera e Brito, deslocou-se � Pequim e a Xangai acompanhado por comitiva de empres�rios portugueses, produtores e exportadores de leites e queijos. A Missão Empresarial, organizada pela AICEP, decorreu entre os dias 2 a 5 de Julho. Assinalando o desbloquear da exportação de lactic�nios portugueses para a China Continental, obtido em Maio passado, Nuno Vieira e Brito esteve na China acompanhado por sete empresas portuguesas que apostam na exportação para este mercado: Fromageries Bel Portugal, Indulac, Lacta�ores, Lactovil, Montiqueijo, Queijo Saloio e V. Humana. A missão empresarial saldou-se por um assinal�vel sucesso, reunindo dezenas de importadores chineses interessados nos nossos produtos, bem como uma dezena de instituições � tais como C�maras de Com�rcio e Associa��es Empresariais � ligadas � promo��o do com�rcio internacional dos produtos agroalimentares. Os contactos foram realizados sob a forma de Semin�rios organizados pela AICEP, o primeiro em Xangai, a 3 de Julho, e o segundo em Pequim, a 4 de Julho, ambos presididos por Nuno Vieira de Brito e no decorrer dos quais foram realizadas, pelos respons�veis locais da AICEP, apresenta��es do sector dos lactic�nios em Portugal e das empresas portuguesas participantes, ao que se seguiram bolsas de contactos bilaterais com os importadores e distribuidores chineses. Em Xangai, a sessão contou com 31 representantes de 18 importadores, entre os quais se incluem alguns dos gigantes chineses ao nível. da distribui��o alimentar � e por conseguinte dos maiores ao nível. mundial – tais como a Bright Food, a Lianhua (cadeia de supermercados do Grupo Bailian) ou a Lotus, bem como algumas das mais representativas cadeias do retalho alimentar do pais: Shanghai City Shop, Giant Faith ou Top Snow. A sessão em Pequim teve inico com as palavras de boas vindas do Embaixador Jorge Torres Pereira, para uma audi�ncia de empresas chinesas Também substancial: com 35 representantes de 22 importadores, que inclu�ram alguns dos maiores importadores e traders de bens alimentares da regi�o norte e noroeste da China (Uniworld International Trading, Beijing Central Union International Trading, Beijing Just Business & Trading) sendo de referir que o Semin�rio contou com a presença de uma delega��o da prov�ncia de Liaoning, 7� maior da China em termos de PIB e que Também a COFCO, maior empresa estatal do sector alimentar (produtora, importadora e exportadora) se fez representar neste evento. Para além das empresas, Também presentes em Pequim 11 representantes de 6 entidades ligadas ao com�rcio no sector agroalimentar, com sedes em Pequim, e especialmente interessadas em incrementar os contactos e o conhecimento da nossa oferta destes produtos (tais como a Associa��o de Grossistas do Sector Alimentar, a C�mara de Com�rcio do sector, o Conselho para a Promo��o do Com�rcio Internacional ou o Centro de Promo��o do Com�rcio de Bens Agroalimentares). Na capital da China, Nuno Vieira de Brito realizou ainda um conjunto de contactos oficiais e institucionais, os quais incidiram sobre os processos, em curso junto das autoridades chinesas, de autoriza��o de acesso ao mercado chin�s para mais produtos alimentares portugueses. A missão ficou conclu�da com uma recep��o na Resid�ncia do Embaixador de Portugal em Pequim, oferecida por Jorge Torres Pereira � comitiva portuguesa. Segundo os dados da Comissão de Com�rcio da Organiza��o das Na��es Unidas, em 2012 a China Continental importou 52% mais em produtos alimentares do que exportou, importando de todo mundo quase 70 mil milhões de euros, contra menos de 46 mil milhões de euros em exporta��es. Foi assim deficit�ria em 24 mil milhões de euros na sua balan�a comercial de produtos alimentares. Isto num contexto em que o saldo global da balan�a comercial chinesa em 2012 foi positivo em mais de 180 mil milhões de euros. Em 2009 o d�fice chin�s na balan�a comercial alimentar havia sido uns j� impressionantes 5,8 mil milhões de euros. Em 2010 foi 10,4 mil milhões de euros, em 2011 passou para 13,3 mil milhões de euros e em 2012 atingiu os 24 mil milhões. A China Continental � um mercado com 1,3 mil milhões de consumidores, cujos sal�rios t�m crescido em média 13,6% ao ano, entre 1995 e 2012, aumentando em centenas de milhões de pessoas os n�meros da chamada classe média. Fonte: AICEP
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |