Comportamento de compra de produtos hortofrut�colas: Portugueses preferem frutas e legumes nacionais
Os portugueses preferem a fruta e os legumes nacionais. Consideram os produtos de origem portuguesa melhores – mais saborosos, frescos, saud�veis e seguros – ainda que sejam mais caros. Esta � a principal conclusão de um estudo realizado pela FNOP. No momento da compra, 80% das vezes em grandes superf�cies, os factores que contam são: pre�o, cor, país de origem e apar�ncia do produto. A actual conjuntura econ�mica Também alterou os comportamentos dos portugueses: compram menos quantidade de cada vez mas mais vezes por semana.
Este estudo sobre "Comportamentos de compra de frutas e hort�colas em Portugal", tem por base um inqu�rito on-line executado, a pedido da FNOP, pela Agrici�ncia, e desenvolvido, no ambito do projecto Redes Tem�ticas de Informação e Divulga��o do ProDeR, com o nome "HORTINET: Hort�colas em rede-Interagir para Competir", tendo a recolha de informação decorrido entre 22 de Outubro de 2012 e 23 de Janeiro de 2013. O estudo em causa, teve ainda a coordena��o e valida��o cient�fica de uma especialista em marketing agro-alimentar da Universidade de �vora.
De real�ar que o inqu�rito registou uma adesão acima das expectativas.
Ao nível. dos crit�rios de escolha, tanto nas frutas como nos vegetais o "pre�o" � um crit�rio de escolha importante para a maioria dos portugueses. No entanto, para muitos, o pre�o não � o principal crit�rio. No caso da fruta � apenas o 4� crit�rio em termos de import�ncia, sendo o crit�rio "país de origem" o mais frequentemente mencionado como o mais importante.
A apar�ncia (incluindo a cor no caso das frutas) � o 1� crit�rio de escolha para mais compradores, sendo o "país de origem" Também seleccionado mais vezes que o "pre�o" como primeiro crit�rio de escolha, tanto da fruta como dos vegetais.
De notar a relativa pouca import�ncia do crit�rio "promo��es" e da informação constante nos r�tulos ou outra informação no ponto de venda como crit�rio de escolha na compra destes produtos. A embalagem � um crit�rio pouco valorizado, o que poder� estar relacionado com as grandes quantidades de produto adquirido a granel no com�rcio tradicional.
No caso dos legumes frescos, a "apar�ncia" � o crit�rio que � mais frequentemente mencionado como sendo o mais importante, logo seguido pelo crit�rio "país de origem".
Em rela��o � origem dos produtos e no que respeita � fruta, vegetais e legumes portugueses, os inquiridos demonstraram uma atitude muito positiva relativamente aos produtos nacionais. Tendem a comprar produtos portugueses ainda que estes sejam mais caros e grande parte tem em aten��o o local de produ��o no momento da compra; 80% dos inquiridos prefere comprar fruta portuguesa independentemente do pre�o!
Para os vegetais e legumes frescos, este comportamento � muito semelhante.
Ao nível. de frequ�ncia de aquisi��o, e no que respeita �s frutas e vegetais, a maioria dos inquiridos afirma ser um consumidor frequente, uma vez que adquire estes produtos pelo menos uma vez por semana (88%).
No que se refere � compra de vegetais congelados e embalados e em concreto em rela��o � batata, a frequ�ncia de aquisi��o � menor, comprando a maioria menos de uma vez por semana.
No caso da aquisi��o de batata, 41% dos respondentes a esta questáo afirma comprar este produto menos do que uma vez por semana.
Em matéria de quantidades adquiridas, a maioria dos portugueses são "grandes" compradores de fruta, comprando mais de 2kg por semana e 8% mais de 5kg.
J� a compra de vegetais e legumes frescos � mais reduzida, ou seja, a grande maioria dos respondentes compra menos de 2 kg por semana.
A compra destes produtos mas congelados ou embalados � ainda menor, sendo que mais de metade dos compradores compra menos de 1kg por semana.
A batata � comprada em maior quantidade, quase 60% dos compradores afirma comprar entre 2 e 5 kg por semana (em média).
Quanto ao local de aquisi��o, a maioria dos compradores afirma comprar em h�per ou supermercados. Em todas as categorias de produto estudados cerca de � dos compradores afirma comprar nestes estabelecimentos, embora os pontos de venda tradicionais (mercearias, frutarias, pra�as e mercados) Também sejam referidos por uma parte consider�vel dos compradores. No entanto a sua import�ncia varia consoante a categoria de produto, sendo relevante no caso das frutas.
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Apontadores relacionados: |
S�tios |
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HortiNET � Hortofrut�colas em Rede: Interagir para Competir
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Agrici�ncia – Consultores de Engenharia, Lda.
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Federa��o Nacional das organizações de Produtores de Frutas e Hort�colas (FNOP)
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