são cada vez mais os restaurantes refer�ncia do segmento premium e super premium com boas listas de vinho a copo e um bom servi�o associado. Este � um dos resultados da campanha A Copo, da ViniPortugal, que continua a apostar na divulga��o e implementa��o do consumo do vinho. Com este prop�sito a campanha A Copo classificou este ano 141 estabelecimentos comerciais, que integram o total de 410 espaços avaliados com vinho a copo.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destaca que �a nova tend�ncia de consumo de vinho a copo está a ser implantada aos poucos em Portugal. � uma tend�ncia registada em v�rios países europeus mas que gradualmente tem vindo a ser adoptada a nível. nacional, gra�as � motiva��o e consciencializa��o dos estabelecimentos comerciais e do público consumidor para as inúmeras vantagens desta op��o de consumo. Cabe � ViniPortugal continuar a desenvolver este trabalho e apostar tanto na forma��o do canal Horeca como no envolvimento dos estabelecimentos comerciais através do servi�o de classifica��o.�
�O objectivo final � transmitir ao público consumidor que o servi�o a copo proporciona diversas alternativas de escolha, vinhos diferentes, para diferentes gostos, diferentes combina��es gastron�micas ou momentos, mas sempre bons vinhos.� real�a o mesmo respons�vel.
No ambito da campanha A Copo foi este ano organizada mais uma edição das festas A Copo em Lisboa, procurando cativar adeptos para a op��o a copo. Nesta iniciativa foram servidos 11.000 copos de vinho e promovidos momentos de descontrac��o e de degusta��o com modera��o. Esta terceira edição foi desenvolvida em linha com as duas primeiras festas realizadas nos dois anos anteriores, constituindo uma etapa muito importante no processo educativo tra�ado para 5 a 10 anos, que ambiciona mudar a cultura do vinho em Portugal.
Para o canal Horeca estáo a ser promovidas 50 ac��es de forma��o a nível. nacional para o canal Horeca e WKs � Harmonias a copo: ac��es direccionadas para os restaurantes j� avaliados com vista � melhoria da percep��o dos colaboradores quanto a harmoniza��o vinho e comida. � prop�sito da ViniPortugal demonstrar que vinho a copo pode ser um factor diferenciador e potenciador da fideliza��o de clientes e impulsionar o conhecimento sobre a diversidade dos vinhos produzidos em Portugal e a versatilidade que possuem quando combinados com gastronomia.
Em 2013 a campanha A Copo participou no Festival Indie – tendo em duas noites cativado o interesse de 1100 entusiastas desta op��o – e está a fortalecer a associa��o do vinho � m�sica e a eventos culturais Em 2012 marcou presença em ac��es degusta��o em eventos gastron�micos e vúnicos em 2012: Lisboa � Prova, Encontro com Vinhos e Sabores, Mercado do Vinho do campo Pequenos e Feira Nacional de Agricultura.
Fonte: CV&A