A Vindima
“Portugal Sou Eu” lança evento de valorização da produção nacional

 

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  16-06-2013

[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

A Vindima
�Portugal Sou Eu� lan�a evento de valoriza��o da produ��o nacional

No ambito da iniciativa do Governo �Portugal Sou Eu�, a Associa��o Empresarial de Portugal (AEP) lan�a �A Vindima�, um evento de valoriza��o da oferta nacional, que promove, em simult�neo, uma das mais emblem�ticas tradi��es culturais dos portugueses.

A iniciativa foi apresentada na quinta-feira, no Centro de Congressos da Exponor, em Le�a da Palmeira, na presença do Secret�rio de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Dr. Franquelim Alves, e do Presidente da AEP, Eng. Jos� Ant�nio Barros.

�A Vindima� � uma enorme lagarada, que vai acontecer no dia 20 de Setembro de 2013 no Campo dos M�rtires da P�tria, no Porto, com o prop�sito de sensibilizar a opini�o pública para a import�ncia dos produtos portugueses, e particularmente do vinho, no crescimento econ�mico do país.

No cora��o da cidade invicta, onde o vinho � internacionalmente reconhecido como um produto de excel�ncia, recupera-se a tradi��o da vindima para mostrar aos portugueses e ao mundo o que Portugal tem de melhor.

Residentes e visitantes v�o ser convidados a pisar as uvas de um grande lagar com 60 metros quadrados, montado estrategicamente no centro da cidade, até que as uvas fiquem reduzidas a mosto.

A piza da uva vai decorrer durante a noite, como manda a tradi��o, e � acompanhada de apontamentos musicais e provas de vinho. O lagar funcionar� em ambiente animado, como uma enorme pista de dan�a por onde dever�o passar cerca de 1000 pessoas.

Pretende-se, desta forma, lan�ar um acontecimento distintivo, de perfil fortemente medi�tico, focado em mensagens chave de valoriza��o da oferta nacional que, num futuro próximo, possa Também ser um evento potenciador do turismo, semelhante a outros que j� se tornaram refer�ncias tur�sticas internacionais.

�A Vindima� �, no fundo, a transposi��o para o universo portugu�s de um formato de eventos, j� testado internacionalmente, apoiado em elementos tradicionais e distintivos de determinadas cidades ou regi�es, que são elevados ao patamar de produto tur�stico, com forte impacto nos media e na opini�o pública. Eventos como La Tomatina, em Bu�ol, Espanha, que acontece anualmente na pra�a central de um munic�pio cuja produ��o de tomate � o elemento estruturante da economia local, e que junta uma multid�o para uma guerra com tomates, ou a Batalha das Laranjas, em Ivrea, It�lia, uma regi�o de grande produ��o de citrinos, em que o Carnaval � tradicionalmente comemorado com uma batalha de laranjas, ou ainda a Oktober Fest, em Munique, na Alemanha, um festival realizado em redor da bebida tradicional daquela regi�o – a cerveja � que mobiliza anualmente centenas de milhar de visitantes de todo o mundo.

A campanha de divulga��o de �A Vindima�, que agora se inicia, assenta em passatempos online, ac��es de marketing directo e publicidade na imprensa. O Chef H�lio Loureiro, o bi-campe�o mundial do PWRC Armindo Ara�jo e a estilista Katty Xiomara são, até � data, os padrinhos e madrinha do evento, protagonizando algumas das iniciativas de comunica��o mais medi�ticas.

Fonte:  JP


Apontadores relacionados:

Artigos

  • Agronotícias (15/02/2013) – �Portugal Sou Eu� � um contributo para o emprego e a industrializa��o

  • Agronotícias (13/12/2012) – “Portugal Sou Eu” quer alterar comportamentos de consumo e promover produ��o nacional

S�tios

  • A Vindima

  • Portugal Sou Eu

  • Associa��o Empresarial de Portugal (AEP)


[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Share |

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares � – �  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: