|
|
|
|
– 07-11-2013 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
UE destina 2,8 ME a promo��o de produtos agr�colas portuguesesA Comissão Europeia aprovou hoje 22 programas de promo��o de produtos agr�colas na União Europeia e em países terceiros, com um envelope de 35 milhões de euros de co-financiamento comunitário, quase 2,8 milhões dos quais atribuídos a Portugal. Entre os programas seleccionados, contam-se tr�s programas de Portugal: dois relativos a vinhos, propostos pela Comissão de Viticultura da Regi�o dos Vinhos Verdes (CVRVV) e pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e (IVDP), e um terceiro de promo��o de mel, proposto pela Federa��o Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP). Os tr�s programas t�m uma dura��o de tr�s anos, beneficiando todos de um co-financiamento por parte da UE de 50%, sendo o programa do IVDP, para promo��o de vinho em Espanha, Fran�a, Alemanha e Portugal, aquele que tem um or�amento maior, de tr�s milhões de euros, sendo pois o co-financiamento comunitário de 1,54 milhões de euros. Os restantes dois programas, da CVRVV e da FNAP, receber�o da UE respectivamente 635 e 603 mil euros. Os 22 programas aprovados hoje pela Comissão Europeia — e escolhidos entre 34 pedidos de financiamento – referem-se a vinhos, carne produzida de acordo com os regimes de qualidade nacionais, produtos biol�gicos, leite e produtos l�cteos, fruta e legumes frescos, plantas ornamentais, mel e produtos ap�colas, carne de vaca, de vitela e de porco e carne de aves de capoeira de qualidade. De acordo com o comissário europeu respons�vel pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, "o aumento das exporta��es europeias de produtos de qualidade pode ter um papel importante no relan�amento econ�mico da UE", raz�o pela qual se deslocar� na pr�xima semana ao Jap�o e � Coreia do Sul, "no quadro de uma outra iniciativa de promo��o das exporta��es da UE". "Considero a promo��o dos produtos agr�colas da União nos mercados da UE e dos países terceiros um elemento importante da pol�tica agr�cola, em especial para os produtos de qualidade. E a prova disto mesmo � que estamos a preparar uma nova iniciativa pol�tica sobre a promo��o, que será publicada nas pr�ximas semanas", acrescentou Dacian Ciolos. As ac��es financiadas pela UE podem assumir a forma de campanhas de rela��es públicas, promocionais ou publicit�rias que valorizem os aspectos positivos dos produtos da União, sobretudo em termos de qualidade, higiene e segurança alimentar, nutri��o, rotulagem, bem-estar dos animais ou m�todos de produ��o ecol�gicos. Nestas ac��es incluem-se ainda a participa��o em eventos e feiras, as campanhas de informação sobre o sistema europeu de denomina��es de origem protegida (DOP), indica��es geogr�ficas protegidas (IGP) e especialidades tradicionais garantidas (ETG), as informações sobre os sistemas de qualidade, rotulagem e agricultura biol�gica da UE ou ainda as campanhas de informação sobre o sistema dos vinhos de qualidade produzidos em regi�o demarcada (VQPRD). Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |