COMUNICADO DE CAMPANHA
Campanha de Corti�a 2013
Conclu�da a campanha de extrac��o da corti�a de 2013 vem a FILCORK, Associa��o Interprofissional da Fileira da Corti�a informar os operadores econ�micos dos resultados obtidos e principais conclus�es com relevo para os mercados e agentes do sector.
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As condi��es clim�ticas do ano de 2013 foram favor�veis a uma boa campanha de extrac��o de corti�a. Apesar da ligeira irregularidade no arranque devido a ocorr�ncia de chuvas no inicio de Junho, a �poca de extrac��o decorreu normalmente, tendo-se mesmo prolongado ate 15 de Agosto.
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Foi registada uma forte procura de corti�a no inicio da campanha. Tal deveu-se a um mais reduzido nível. de aprovisionamento de corti�as na industria, traduzindo-se numa forte procura pelos principais operadores industriais no inicio da campanha.
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Apesar da ocorr�ncia significativa de inc�ndios florestais em 2013 (16.924 ocorr�ncias que resultaram em 121.168 hectares de área ardida, segundo o Relatério Provis�rio de Inc�ndios Florestais – 01 de Janeiro a 15 de Setembro), a incid�ncia em áreas de montado não teve muita expressão. As boas praticas de gestáo implementadas nos montados contribuem, uma vez mais, significativamente para a baixa incid�ncia de inc�ndios florestais nestas áreas.
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A tend�ncia de extrac��o de corti�a com 10 anos parece manter-se ou estar mesmo a aumentar, havendo uma estimativa de que a mesma represente cerca de 35-40% do total de extrac��o. Esta pratica, teoricamente, resulta numa melhoria da qualidade media das corti�as.
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A corti�a disponível. para venda foi extra�da quase na totalidade, tendo atingido um valor próximo das 85.000 toneladas de corti�a.
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O numero de operadores não se alterou face ao registado na campanha anterior, permanecendo relativamente constante.
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A venda de corti�a certificada FSC atingiu na campanha de 2013 um valor próximo de 500.000@, tendo-se registado um aumento de área de montado certificada.
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Apesar do reconhecido esfor�o na área da certifica��o, e importante que o mesmo seja devidamente reconhecido, do ponto de vista de toda a cadeia de valor. Os bons resultados sou seráo consolidados se houver uma responsabiliza��o de todos os atores, e uma consciencializa��o sobretudo dos intervenientes ao nível. do mercado.
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Em 2013 foi realizado o primeiro curso profissional para tiradores de corti�a (promovido pelo CINCORK em parceria com a APFC).
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A Filcork iniciou em 2013 um projecto, apoiado pelo QREN no ambito do Programa INALENTEJO, com vista ao desenvolvimento de equipamento mecúnico para extrac��o de corti�a.
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No 1o semestre de 2013, as rolhas de corti�a continuam a liderar as exporta��es portuguesas de corti�a com 70 por cento do total dos produtos exportados e assumindo 310 milhões de euros, seguido da corti�a como material de constru��o com 119,6 milhões de euros e 27 por cento, estando os restantes 3 por cento, 14,1 milhões de euros assumidos pelas novas aplica��es de corti�a.
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Na agenda de investiga��o e Inovação, mant�m-se as questáes relacionadas com as altera��es clim�ticas, a vitalidade dos montados, a fitossanidade e o TCA.
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No ambito do projecto “Programa de Valoriza��o da Corti�a no Alentejo” a Filcork adjudicou a ADISA o estudo "Revisão do Estado da Arte do Conhecimento Actual" que visa o levantamento bibliogr�fico dos dados de investiga��o relevante na literatura nacional e internacional relativos ao sobreiro e a constru��o de uma base de dados de referencia sobre este tema.
A extrac��o de corti�a na campanha de 2013 permitiu assegurar as necessidades da ind�stria, face � procura de mercado e aos stocks existentes.
através de uma estratégia bem definida para lidar com as dificuldades com que se vai deparando, a fileira continua a apostar no investimento na gestáo, na Inovação e na promo��o da qualidade, com reflexos no produto final e na posi��o que det�m nos mercados.
Coruche, 3 de Outubro de 2013
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