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– 11-10-2013 |
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Novo consumidor portugu�s compra menos e aposta mais nas promo��esA compra de bens de grande consumo caiu 3,7% 85% dos portugueses estáo atentos �s promo��es A comunica��o no ponto de venda incrementa as vendas 17%
Estas foram algumas das conclus�es que sa�ram do I Encontro da Distribui��o em Portugal da AESE, organizado em conjunto com a in-Store Media, e que reuniu 250 empres�rios e gestores do sector da distribui��o sob o tema �Como podem as marcas e a distribui��o adaptar-se ao novo consumidor?�. Ant�nio Casanova, CEO da Unilever, Ana Trigo de Morais, Directora-Geral da APED, Paulo Barreto, Director-Geral do Facebook Portugal, Nuno Amaral, CEO das Lojas Francas de Portugal, entre outros, marcaram presença como Oradores, num Semin�rio encerrado pelo Secret�rio de Estado da Agricultura, que comentou a din�mica do sector e o papel da distribui��o na promo��o dos produtores. Relativamente ao comportamento do consumidor, ficou claro que as restrições econ�micas estáo a conduzir a uma quebra do consumo, que registou uma descida de 6% no �ltimo trimestre. Segundo Paulo Caldeira da Kantar World Panel, o novo consumidor está em �Survival Mode Shopping�, na medida em que está a �comprar o essencial, focado em alimenta��o, procurando activamente os melhores pre�os e promo��es, de forma a rentabilizar o or�amento e comprando pouco de cada vez�. A questáo do e-commerce e da estratégia de compra e venda multicanal surgiu Também como um dos pontos de refer�ncia neste novo consumidor, levantada pelo Professor do IESE, Jos� Luis Nueno, um dos maiores especialistas mundiais em Marketing e Distribui��o. �Cada vez mais as empresas diversificam os seus canais de venda e surge a necessidade de adoptar uma estratégia multicanal. Trata-se de utilizar todos os recursos: mobile e social commerce, de forma a oferecer uma experi�ncia de compra mais completa e que fidelize. Os consumidores de hoje são, cada vez mais, consumidores que executam a compra em movimento, gra�as aos dispositivos m�veis.�. Este consumidor � assim muito informado e está cada vez melhor equipado. Jos� Luis Nueno sublinhou ainda que todas as localiza��es f�sicas que não sejam premium perder�o valor a um ritmo muito acelerado nos próximos anos, dada a concentra��o de consumidores apenas nas melhores. Para além do novo paradigma do consumidor, foram igualmente apresentados casos de empresas que lan�aram com efic�cia produtos ou serviços e que são hoje casos de sucesso nacional e internacional. Um dos exemplos foi trazido por Miguel Van Uden, Administrador e um dos fundadores do H3, que, a operar desde 2007, conta actualmente com 52 lojas em Portugal e no Brasil, e com cerca de 740 colaboradores. O H3 foi criado em período de crise e detectou e explorou uma falha no mercado nacional: a inexist�ncia de um restaurante com um servi�o r�pido e qualidade �gourmet�, a um pre�o acess�vel. Segundo Nuno Saraiva de Ponte, �o I Encontro da Distribui��o em Portugal da AESE pretendeu dar resposta �s incertezas levantadas pelo novo padr�o de consumo, do novo consumidor, que � sem d�vida mais dif�cil, na medida em que este tem menos recursos, � mais informado, e nesta medida, Também altera um pouco as suas prioridades de compra. O que não deixa de representar algumas oportunidades para quem se souber posicionar correctamente�. Fonte: heicommunication
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