Douro em missão nos Estados Unidos para atrair mais turistas

 

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  02-09-2013

[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Douro em missão nos Estados Unidos para atrair mais turistas

O Douro parte em missão na quarta-feira, para os Estados Unidos da Am�rica (EUA), para dar a conhecer a sua paisagem, hist�ria e vinhos, de forma a atrair mais turistas e criar oportunidades de neg�cio.

A iniciativa, que se prolonga até 10 de Setembro, junta o projecto "Douro e Estrela — In Tourism", a Estrutura de Missão do Douro (EMD) e o Museu do Douro (MD).

"Juntos potenciamos esta regi�o", afirmou hoje � agência Lusa o director do MD, Fernando Seara.

O objectivo da missão "O Douro no mundo", que vai passar por Nova Iorque, Newark e a capital Washington, � "influenciar" um dos principais mercados emissores de turistas.

Neste momento, segundo Fernando Seara, "ao nível. de estrangeiros que visitam o museu, os EUA são o país em primeiro lugar e com grande dist�ncia para o segundo".

A vinda dos norte-americanos para o territ�rio duriense está a ser potenciada pelas parcerias estabelecidas pelos operadores tur�sticos que cruzam o rio.

De acordo com dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entre Janeiro e Maio, as vendas de vinho do Porto para os EUA aumentaram 2,7% comparativamente com igual período do ano passado, o que se traduz num volume de neg�cios de 8.8 milhões de euros.

Os promotores da missão querem atrair mais turistas, dando a conhecer as potencialidades do territ�rio, e criar mais oportunidades de neg�cio.

Segundo Alberto Tapada, da Associa��o dos Empres�rios Tur�sticos do Douro e Tr�s-os-Montes (AETUR), nos encontros agendados com os operadores norte-americanos v�o ser apresentados pacotes tur�sticos j� devidamente estruturados.

"são confer�ncias, mesas de neg�cios. � uma missão virada para duas áreas fundamentais como a visibilidade, notoriedade, e informação sobre a regi�o", salientou.

Algumas das principais empresas do Douro associaram-se � iniciativa para darem a provar os seus vinhos nos EUA, aos quais se juntam Também os vinhos da Beira Interior, bem como as compotas e os queijos.

O Douro vai ainda associar-se �s festas da comunidade portuguesa em Newark, Também com o objectivo de transformar os emigrantes em "embaixadores" do territ�rio nos EUA.

Nesta missão, o MD vai partilhar o seu conhecimento sobre o territ�rio duriense, a paisagem, o patrim�nio, a cultura e a hist�ria da mais antiga regi�o demarcada do mundo.

Esta unidade museol�gica leva ainda na bagagem a exposi��o itinerante "Douro Patrim�nio Mundial", que contempla duas dezenas de fotografias que revelam a paisagem vinhateira.

Por sua vez, a EMD vai apresentar o projecto que fez em parceria com a National Geographic Society e que criou o mapa geogr�fico da Regi�o Demarcada do Douro.

Impulsionado pela Associa��o Empresarial da Regi�o da Guarda (NERGA) e AETUR, o projecto `Douro e Estrela — In Tourism` vai aplicar 400 mil euros, até 2014, na promo��o internacional dos dois territ�rios, alicer�ada na vertente tur�stica.

Fonte:  Lusa


Apontadores relacionados:

Artigos

  • Agronotícias (02/09/2013) – IVDP promove “provas de inicia��o ao vinho do Porto” na Ribeira de Gaia

S�tios

  • IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto


[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Share |

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares � – �  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: