|
|
|
|
– 19-09-2013 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Crise acentuou Inovação das micro e pequenas empresas ruraisA crise acentuou a din�mica de Inovação e de internacionaliza��o das micro e pequenas empresas das áreas rurais, afirmou a coordenadora do projecto Rur@l Inov, que está a ser desenvolvido pela Universidade de Vila Real. L�via Madureira, que falava ontem � margem de um workshop de divulga��o do projecto, referiu que o estudo desenvolvido permite concluir que h� cada vez mais Inovação nestes meios rurais e que, muitas vezes, essa Inovação passa Também despercebida. "A crise acentuou muito esta din�mica de Inovação e de internacionaliza��o. As pessoas t�m que sobreviver e � mais dif�cil de facto criar novos neg�cios que sejam sustent�veis", salientou. Neste workshop, que decorreu em Vila Real, foram Também revelados alguns exemplos de empresas. O respons�vel pela empresa Arom�ticas Vivas, Alexis Sim�es, referiu que a "Inovação vem da necessidade de ser melhor do que a concorr�ncia". Neste sentido, a empresa, localizada em Viana do Castelo, implementou ilumina��o led que j� permitiu reduzir, em dois anos, 20% do custo de electricidade, bem como estufas em vidro, que permitiram Também aumentar a efici�ncia energ�tica. Também em destaque neste encontro esteve o empreendimento tur�stico "Moinhos da Tia Antoninha", no Douro Sul, que � completamente aut�nomo do ponto de vista energ�tico, sendo a produ��o assegurada por um sistema h�drico solar e h�drico. O Rur@l Inov � coordenado pela Universidade de Tr�s-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a Direc��o Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR). O projecto pretende conhecer e divulgar as inova��es que são desenvolvidas e implementadas por diferentes tipos de organizações nas áreas rurais portuguesas, correspondentes a territ�rios de baixa densidade. No ambito deste trabalho foi efectuado um inqu�rito a 120 organizações de todo o país. L�via Madureira referiu que estudo destaca a diversidade das micro e pequenas empresas, em termos de dimensão, de produtos e serviços que são oferecidos, desde os hortofrut�colas, vinhos, azeites, sabonetes, turismo ou até mesmo carac�is. Depois Também se destaca a atitude empreendedora e a elevada qualifica��o dos empres�rios, que conseguem "recolher, mobilizar e integrar diferentes tipos de conhecimento". Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |