|
|
|
|
– 21-09-2013 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
ViniPortugal diz que exporta��es de vinho para o Brasil estáo abaixo do esperadoO presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, disse � Lusa que as exporta��es para países como o Brasil em 2013 estáo aqu�m daquilo que seria de esperar, devido �s respectivas economias não estarem a crescer como o previsto. Se no final de Agosto o Instituto da Vinha e do Vinho j� revelava que as exporta��es de vinhos nacionais haviam crescido em valor no primeiro semestre, ainda que tivessem ca�do em volume, Jorge Monteiro considera "muito bom" o aumento de valor, calculado em 1,5% no caso da ViniPortugal, que � feito � custa do pre�o dos produtos. "Este crescimento analisado com mais cuidado permite distinguir mercados, como o Brasil e a China, cujas economias não estáo a crescer como se esperava e isso reflecte-se nas exporta��es. Mais no Brasil. As exporta��es estáo bastante abaixo do que era previsto, por efeito da conjuntura econ�mica", referiu o presidente da associa��o respons�vel pela promo��o da imagem dos vinhos nacionais no exterior. Por�m, pelo lado positivo, Jorge Monteiro recorda que a Alemanha está a crescer na casa dos 10%, Angola 7,5%, os EUA 4% e o Canad� mant�m uma tend�ncia de crescimento pr�xima dos 6%. Ainda assim, h� retrac��es no caso das vendas de Vinho do Porto, que se devem, em particular, a um mercado mundial que simplesmente "não cresce" e continua a ter como oponentes produtos de larga escala como Martini. "Os n�meros precisam sempre de ser interpretados. Aquilo que n�s vemos � que houve algumas oscila��es, para cima e para baixo, na linha da quantidade. Relativamente � linha do pre�o a curva esteve sempre acima relativamente ao ano anterior. Desde 2000 o Vinho do Porto sofreu uma quebra sens�vel. Nos �ltimos tr�s, quatro anos tem havido uma manuten��o dos n�veis de comercializa��o e das exporta��es", explicou � Lusa o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Manuel Cabral. O respons�vel do IVDP real�a que tem havido uma valoriza��o do Vinho do Porto este ano e lembra que a larga maioria dos mercados da bebida situam-se na Europa, onde a debilidade conjuntural está a ser enfrentada, apesar de tudo, com um aumento do pre�o. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |