Celebra-se hoje, dia 12 de maio, o Dia Internacional da Sanidade Vegetal.
Para assinalar esta data, decorre hoje em Óbidos uma Sessão Pública promovida pela DGAV em conjunto com a DRAPLVT e a Câmara Municipal de Óbidos, e com o apoio da Rede Rural. Esta iniciativa, que conta com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, reúne diversas entidades intervenientes em matéria de proteção e sanidade, conforme programa em anexo.
O evento poderá ser acompanhado em direto, através do link.
Este dia é um importante legado do Ano Internacional da Fitossanidade 2020.
As Nações Unidas proclamaram o 12 de maio como o Dia Internacional da Sanidade Vegetal. A resolução aprovada defende que “plantas saudáveis constituem o fundamento de toda a vida na Terra, dos ecossistemas, da segurança alimentar e da nutrição” e que “a sanidade vegetal é essencial para o desenvolvimento sustentável da agricultura, que é necessário para alimentar uma população global crescente”.
Tanto a nossa saúde como a saúde do nosso planeta dependem das plantas.
As plantas representam 80% dos alimentos que comemos e fornecem 98% do oxigênio que respiramos, mas estão ameaçadas. Até 40% das culturas alimentares são perdidas todos os anos devido a pragas e doenças das plantas. Isso afeta tanto a segurança alimentar quanto a agricultura, que é a principal fonte de renda das comunidades rurais vulneráveis.
As mudanças climáticas e as atividades humanas estão alterando os ecossistemas e danificando a biodiversidade, ao mesmo tempo em que criam novos nichos onde as pragas podem prosperar. As viagens e o comércio internacional, cujo volume triplicou na última década, também contribuem para a disseminação de pragas e doenças. Temos que proteger as plantas para o bem das pessoas e do planeta, e todos nós temos que fazer a nossa parte.
Para promover a consciência da importância da saúde das plantas junto dos mais jovens a DGAV, em articulação com a FAO, divulgou o Livro Infantil – Plantas Saudáveis, Planeta Saudável.
Este pequeno livro foi concebido, redigido e ilustrado para ajudar educadores e cuidadores a educar crianças e jovens sobre proteção de plantas, a ciência da saúde das plantas. Embora seja destinado a uma faixa etária entre 8 e 12 anos, também pode ser útil para adolescentes. Um primeiro manual sobre proteção de plantas, fácil de usar, preparado por ocasião do Ano Internacional da Fitossanidade.
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.
Live: Sessão Pública – Dia Internacional da Sanidade Vegetal