Histórias Corticeiras – 21 de maio – Évora

A Fábrica Catalã inaugura um ciclo de conferências no âmbito de um programa cultural que compreende exposições de arte contemporânea, conversas e colóquios sobre problemáticas actuais, concertos, espectáculos de artes performativas (teatro e dança).

A primeira conferência, respondendo à origem e à matriz histórica da Fábrica Catalã, intitula-se “Histórias Corticeiras”. Centra-se sobre a cortiça, matéria-prima de excelência com um enorme valor ecológico que lhe é conferido pelo ecossistema do montado.

A actividade industrial da Azaruja, maioritariamente corticeira, prevalece nos dias de hoje, volvidos quase 200 anos de história, nas cerca de sete fábricas de cortiça que se mantêm em funcionamento.

Reconhecemos a actualidade e a pertinência das questões ligadas à cortiça, tanto no plano sócio-económico como cultural, e por isso pretendemos dar-lhe amplitude, abrindo o debate a outras perspectivas e a diferentes intervenientes.

A conferência “Histórias Corticeiras” está marcada para o dia 21 de maio, sábado, entre as 10h30 horas e as 12h00, na sede da Associação Cultural, em Azaruja (Rua João José Perdigão n°17).

A conferência organizada por Ignácio García Pereda (Universidade de Lisboa) e por Manuel Canudo, conta com o apoio da Junta de Freguesia de São Bento do Mato – Azaruja, da Câmara Municipal de Évora e os convidados são Carlos Manuel Faísca (Universidade de Coimbra), e Francisco Manuel Parejo Moruno (Universidade da Extremadura, em Badajoz), que farão comunicações subordinadas aos seguintes títulos:

  • Ignácio García Pereda, “Tiradores Ibéricos”;
  • Carlos Manuel Faísca, “O contributo dos algarvios no desenvolvimento do setor corticeiro no Alentejo oitocentista”;
  • Francisco Manuel Parejo Moruno, “Famílias inglesas nas origens da Indústria portuguesa da cortiça.”.

A Fábrica Catalã reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante o ciclo de conferências.

As inscrições podem ser feitas até 20 de maio, através do endereço: info@fabricacatala.com. A conferência é de entrada livre.

Data: Sábado, dia 21 de maio de 2022

Local: Sede da Associação Cultural, Azaruja, Évora


Publicado

em

,

por

Etiquetas: