|
|
|
|
– 11-02-2014 |
[ Écran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Syngenta apresenta tecnologia inovadora no VII Colóquio Nacional do MilhoChegou a Portugal o SY Hydro, o primeiro milho híbrido com tecnologia ARTESIAN. Esta nova tecnologia desenvolvida pela Syngenta permite às variedades obterem produtividades mais altas em condições óptimas de rega e quando expostas a situações de stress hídrico têm menos perdas de produção do que as variedades convencionais. A Syngenta associa-se uma vez mais ao Colóquio Nacional do Milho, um evento que marca o arranque da campanha do milho e reúne anualmente especialistas nacionais e internacionais para debater o presente e futuro desta cultura. A VII edição do Colóquio decorre a 12 de Fevereiro, no Teatro Municipal Pax Julia, em Beja. Tal como em anos anteriores, a Syngenta aproveita este fórum para divulgar os mais recentes desenvolvimentos da sua investigação na cultura do milho, apresentando soluções inovadoras e à medida das necessidades dos agricultores portugueses. Este ano, especial realce para a tecnologia ARTESIAN, uma inovação na investigação genética da Syngenta, cujo primeiro resultado é a nova variedade SY Hydro, um milho de ciclo FAO 600, com dupla aptidão para grão e silagem.
Graças a esta nova tecnologia as variedades obtêm produtividades mais altas em condições óptimas de rega e, quando expostas a situações de stress hídrico, têm menos perdas de produção do que as variedades convencionais, devido à melhor estabilidade da planta, melhor cobertura do terreno, melhor enchimento da maçaroca e maior peso específico do grão. As linhas parentais destes híbridos são seleccionadas através de marcadores moleculares com uma técnica que se baseia na identificação das regiões do ADN responsáveis pela tolerância ao stress hídrico (QTL). Esta característica de tolerância ao stress hídrico é validada através de ensaios de campo. Só após terminada esta bateria de ensaios o híbrido é identificado com o selo ARTESIAN. Ensiaos realizados na Península Ibérica e em Itália demonstraram que o SY Hydro tem melhor desempenho do que outras variedades híbridas, tendo como pontos fortes: a elevada produção de grão, elevada tolerância ao stress hídrico, estabilidade produtiva em diferentes ambientes, resistência à acama, devido ao seu caule muito robusto, produzindo uma planta sã e vigorosa, com baixa inserção da maçaroca, e com bom stay green. Adapta-se a diversos tipos de solos e a vários tipos de rega.
No âmbito das sua abordagem ao mercado com programas integrados, a Syngenta apresenta este ano uma nova solução para combate às principais infestantes da cultura do milho. O Elumis é um novo herbicida de pós-emergência para controlo de infestantes de folha larga e estreita, inovador pela sua formulação e dois modos de acção complementares, que garantem uma gestão ímpar de possíveis resistências. Elumis é composto por duas substâncias activas: nicossulfurão (30g/l) e mesotriona (75 g/l), uma combinação que lhe garante um amplo espectro de acção tanto sobre infestantes monocotiledóneas como dicotiledóneas. A sua formulação de dispersão em óleo (OD) e o reduzido tamanho dos cristais das substâncias activas permitem que as folhas das infestantes absorvam o Elumis mais rapidamente, reduzindo os riscos de lavagem por chuva ou rega, o que o torna mais eficaz. Elumis é fácil de usar, está indicado para uso directo no tanque de aplicação, sem adição de molhantes, e pode ser facilmente misturado com outros produtos. O Elumis vem completar o catálogo da Syngenta no que se refere a herbicidas para a cultura do milho, no qual o Lumax é a principal solução para o controlo das infestantes em pré-emergência.
|
|
|
Produzido por Camares ® – © 1999-2012. Todos os direitos reservados. |