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– 27-02-2014 |
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Syngenta reforça investimento na cultura do milhoA Syngenta participou no VII Colóquio Nacional do Milho, em Beja, onde partilhou a sua visão integrada sobre esta cultura que tem contribuído para dinamizar a agricultura de regadio em Portugal. A Syngenta associou-se uma vez mais ao evento que marca o lançamento da campanha de milho em Portugal, o Colóquio Nacional do Milho. Este fórum reuniu 550 profissionais em Beja, a 12 de Fevereiro, e contou com a presença do secretário Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, reconhecendo que "o milho é sem dúvida a cultura que em Portugal foi a responsável pela expansão e pela tradução do regadio tal como o conhecemos hoje". A Syngenta tem vindo a acompanhar o dinamismo crescente do sector, investindo nos últimos cinco anos em tecnologia inovadora e numa equipa técnica que domina a cultura de A a Z. "Passámos a olhar o negócio do milho de forma integrada, temos hoje uma visão muito mais global da cultura e uma equipa de profissionais cada vez mais capacitados para aconselhar os produtores de milho em todos os domínios da cultura", afirma Maria do Carmo Pereira, Customer Marketing Lead da Syngenta para Portugal, Centro e Norte de Espanha. A estratégia da Syngenta passa pela aposta em variedades-chave, formando marcas em cada segmento da cultura do milho, e pelo reforço da liderança na protecção da cultura, com uma estratégia focada em herbicidas de pré-emergência, onde o Lumax é o produto de referência. Este ano, o Elumis vem completar o catálogo Syngenta no que se refere a herbicidas de pós-emegência para a cultura do milho. Uma das novidades que a Syngenta apresenta ao mercado português é a tecnologia ARTESIAN. As variedades que obtêm a marca ARTESIAN conseguem produtividades mais altas em condições óptimas de rega e, quando expostas a situações de stress hídrico, têm menos perdas de produção do que as variedades convencionais, permitindo amenizar o impacto de situações pontuais de falta de água. A primeira variedade a obter a marca é o SY Hydro, um milho de ciclo FAO 600, com dupla aptidão para grão e silagem. Foi graças à tecnologia de ponta e à profissionalização dos agricultores portugueses que a cultura do milho grão registou um aumento de 7% (para um total de 101.766 hectares) da área cultivada em 2013, o que revela "o significativo esforço de investimento efectuado pelos produtores nacionais, que já demonstraram ser competentes e eficientes e saber fazer bem feito uma coisa que tem futuro", disse Luis Vasconcellos e Souza, Presidente da Anpromis, durante o Colóquio. Apesar das oscilações do preço do milho nos mercados mundiais, os agricultores continuam a investir na cultura, nomeadamente no Alentejo, onde o milho é a segunda maior cultura na região de Alqueva, tendo apresentado um crescimento de 6% nos últimos dois anos. "O milho é um negócio em expansão e com valorização crescente, apesar das flutuações de preço, que são normais quando os produtos estão sujeitos às regras da oferta e da procura do mercado global. É por isso uma cultura com extrema relevância para a Syngenta e na qual continuaremos a investir, liderando na inovação", conclui Maria do Carmo Pereira. Fonte: Syngenta
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