Adopção da solução permite manter canais de venda online e mobile após entrada em vigor do 1169/11/UE
Principais insígnias da Produção e do Retalho recomendam Plataforma Sync PT da GS1® Portugal

 

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 –  07-03-2014

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Adopção da solução permite manter canais de venda online e mobile após entrada em vigor do 1169/11/UE
Principais insígnias da Produção e do Retalho recomendam Plataforma Sync PT da GS1® Portugal

As principais insígnias portuguesas da Produção e do Retalho em Portugal recomendam a adopção da Plataforma Sync PT, uma inovadora solução de sincronização de dados comerciais em tempo real que permite a consolidação de dados normalizados das Marcas nas plataformas de venda online e mobile. Além de garantir experiências de consumo seguras e fiáveis do prado ao prato, esta ferramenta surge em resposta à entrada em vigor, a 13 Dezembro de 2014, do Regulamento 1169/11/UE. A partir dessa data, as Marcas que não cumprirem os requisitos da norma têm que sair dos canais de venda digitais.

"A venda de bens alimentares e não-alimentares nos canais web e mobile é cada vez mais expressiva nas receitas totais e nas estratégias de negócio das Marcas. Porém, para se manterem nesses canais, as Marcas vão ter que replicar online as informações que constam nos rótulos dos seus produtos físicos", assegura João de Castro Guimarães. Segundo o Director-Executivo da GS1®Portugal, "a Plataforma Sync PT®, além das múltiplas vantagens próprias de uma solução que é única, global e interoperável, como agilizar processos de encomenda, facturação, devolução, entre outros, responde de forma cabal a esta norma europeia".

Redução de 25 a 55% nas questões relacionadas com a compatibilização de informação, optimização da gestão de encomendas e de artigos até 8%, redução dos erros relativos à facturação até 8%, optimização dos custos de transporte até 8% e redução entre 2 e 6 semanas na introdução de um produto no mercado (time-to-shelf). São estes alguns dos benefícios da Plataforma Sync PT®, um repositório de dados normalizados de produto (com um único ponto de entrada para dados-mestre), sincronizados entre produtores e retalhistas e disponibilizados aos consumidores em tempo real.

O Regulamento 1169/2011 estabelece procedimentos em matéria de segurança dos produtos de consumo alimentares adquiridos ou consultados nas plataformas digitais, abrangendo todos os Operadores e Retalhistas que disponham de Portais de Compra e Venda online. O espírito do diploma visa salvaguardar os Direitos do Consumidor, para que este, sempre que pretenda realizar uma compra, digitalmente ou numa superfície comercial física, esteja na posse de toda a informação relevante e fiável sobre o artigo consumido – valores nutricionais, ingredientes ou instruções de utilização.

A Plataforma SYNC PT foi desenvolvida nos últimos três anos de forma colaborativa entre produtores e retalhistas, os seus principais beneficiários. Dirige-se a empresas de todas as dimensões, contribui para o fortalecimento da relação entre Fornecedores e Clientes e a sua utilização não tem qualquer custo para associados GS1 Portugal até final de 2015. A partir daí, os custos terão em vista a manutenção do sistema.

Suécia, Alemanha, Bélgica, EUA ou França são exemplos de países onde a adopção plena de uma plataforma de sincronização de dados conduziu a benefícios substanciais e inequívocos ao longo de toda a cadeia de valor – tanto para Publicadores (Produtores de Marcas) como para Subscritores (Retalhistas). Em todos esses países, o factor escala foi preponderante.


Apontadores relacionados:

Artigos

  • AgroNotícias (27/02/2014) – GS1 Portugal promove workshop sobre venda online de produtos alimentares e apresenta Plataforma Sync PT

Sítios

  • GS1 Portugal


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