Vinhos: Colheita de 2013 dos brancos da José Maria da Fonseca começa a chegar ao mercado
A José Maria da Fonseca acaba de lançar a colheita de 2013 de cinco dos seus vinhos brancos da Península de Setúbal e do Alentejo: o Quinta de Camarate Branco Seco, o Quinta de Camarate Branco Doce, o BSE Branco Seco Especial, o Periquita Branco e o Montado Branco.
Os vinhos Quinta de Camarate são produzidos na Quinta com o mesmo nome, propriedade da Família Soares Franco desde 1914. Localizada na Península de Setúbal, em Azeitão, esta quinta tem uma área de 120ha, 39ha dos quais de vinha. A restante parte é utilizada para pasto das ovelhas que estão na origem ao famoso queijo de Azeitão.
Nesta propriedade está também plantada a colecção ampelográfica da José Maria da Fonseca, actualmente com mais de 560 diferentes castas de todo o mundo.
O Quinta de Camarate Branco Seco produzido desde 1986, era inicialmente resultado das castas Moscatel de Setúbal, Riesling e Gewurztraminer. Na década de 90 decidiu-se substituir as duas castas estrangeiras por duas oriundas da Região dos Vinhos Verdes, Loureiro e Alvarinho. Em 2007 o Loureiro foi substituído pelo Verdelho, com o objectivo de dar mais complexidade ao vinho. A casta Moscatel foi diminuindo gradualmente para dar espaço aromático às outras duas castas, vindo a sair do lote a partir da colheita de 2009. Actualmente o vinho resulta de um lote de Alvarinho e Verdelho.
O Quinta de Camarate Branco Doce é um blend de Alvarinho e Loureiro. Este vinho é ideal para ser servido como aperitivo ou, como acompanhamento de cozinha asiática ou sobremesas, como doces de ovos.
Produzido desde 1947, BSE significa Branco Seco Especial e é uma das marcas mais emblemáticas da José Maria da Fonseca.
Também proveniente da Península de Setúbal, o BSE caracteriza-se pela sua frescura e acidez equilibradas, aliadas a delicados aromas frutados. O seu lote resulta de três castas brancas tradicionais do nosso país: Antão Vaz, Fernão Pires e Arinto.
Esta nova colheita de Periquita Branco mantém um perfil semelhante ao da colheita anterior; mantendo-se o Verdelho, que lhe dá complexidade aromática, o Viognier, contribui para a estrutura e o Viosinho, para a acidez e frescura. Retirou-se o Moscatel de Setúbal, que já tinha uma percentagem residual no lote anterior.
O Montado Branco, produzido na mítica Adega José de Sousa em Reguengos de Monsaraz é produzido a partir de um blend de três castas brancas tradicionais do Alentejo: Alva, Tamarez e Rabo de Ovelha.
Fonte: JMF
|
Apontadores relacionados: |
Sítios |
|
|
[ Écran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|