EDIA, MARÉ e Associação de Beneficiários do Monte Novo assinam protocolo de colaboração

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  20-03-2014

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

EDIA, MARÉ e Associação de Beneficiários do Monte Novo assinam protocolo de colaboração

A EDIA, o MARÉ – Mercado Abastecedor da Região de Évora e a Associação de Beneficiários do Monte Novo assinam no próximo sábado, dia 22 de Março, pelas 12 horas, na Feira da Água em Beja, um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de uma fileira de produção e comercialização de produtos hortofrutícolas, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva.

Este protocolo é resultado do empenho da EDIA em promover o desenvolvimento do regadio e da região, assente em explorações sustentáveis do ponto de vista técnico-económico e ambiental, na diversificação de culturas e na criação de riqueza pelos beneficiários de Alqueva, e visa as vertentes de apoio ao escoamento, comercialização e distribuição de produtos agrícolas.

O desafio por parte do MARÉ, enquanto estrutura concebida para promover o escoamento da produção regional, agora possível com a conversão de novas áreas para regadio, foi a rampa de lançamento para se articularem estas entidades.

A cooperação com o MARÉ e com a Associação de Beneficiários do Monte Novo é imprescindível no sentido de se encontrarem novas alternativas de escoamento através deste mercado abastecedor da região, estando igualmente assegurada a representatividade dos agricultores da região, bem como das suas preocupações e motivações que acolheram esta iniciativa como uma necessidade a nível regional.

As culturas a desenvolver pelos produtores, serão definidas segundo um conjunto de parâmetros, designadamente a sua aptidão ao território, possibilidades de escoamento, valorização dos produtos produzidos, risco agronómico e de mercado e grau de exigência tecnológica.

O projecto será desenvolvido numa primeira fase, com produtores do Aproveitamento Hidroagrícola do Monte Novo, situados numa localização geográfica territorialmente próxima das instalações do MARÉ.

O presente protocolo, após uma primeira fase, será aberto a outras associações de regantes e, caso o mesmo venha a revelar-se de grande relevância para um número significativo de produtores, poder-se-á avançar para a constituição de uma Organização de Produtores na região. Recorde-se que Alqueva dispõe nesta data de cerca de 68 mil hectares instalados, encontrando-se em obra mais 20 mil hectares. A restante área a equipar, para perfazer o total de 120 000 ha, encontra-se em processo de concurso.


Apontadores relacionados:

Artigos

  • AgroNotícias (19/03/2014) – EDIA promove visitas a infraestruturas de Alqueva no âmbito da Feira da Água

Sítios

  • MARÉ – Mercado Abastecedor da Região de Évora

  • Feira da Água

  • EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A.


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: