Portugal regista aumento de 10,5% no valor das vendas internas de Porto Premium
Categorias especiais impulsionam mercado nacional de vinho do Porto

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  17-04-2014

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Portugal regista aumento de 10,5% no valor das vendas internas de Porto Premium
Categorias especiais impulsionam mercado nacional de vinho do Porto

À semelhança do que aconteceu no mercado internacional, as categorias especiais de vinho do Porto registaram em Portugal um crescimento, quer ao nível da quantidade comercializada quer em volume de negócios. Neste tipo de vinho do Porto, onde se incluem os Vintage, Reserva, LVB, Tawnies envelhecidos, Crusted e os Colheita, verificou-se em Portugal um aumento de 5,6% na quantidade comercializada e de 10,5% em volume de negócios. A categoria Vintage contribuiu fortemente para este crescimento, já que as vendas cresceram 19,5% em quantidade, com o Vintage 2011, a mais recente declaração Vintage, a significar 46% da quantidade total, deste tipo de vinho, vendida no país no ano passado.

De uma forma geral, apesar de se ter registado um decréscimo de 3,4% na quantidade total de vinho do Porto vendida em Portugal em 2013, assinalou-se um crescimento de 4,1% em valor relativamente a 2012, consequência do aumento em 7,7% do preço médio, potenciado pelo crescimento das categorias especiais. À escala internacional, incluindo Portugal, as categorias especiais tiveram pela primeira vez uma quota de mercado acima dos 21% (21,1%) em quantidade e ultrapassaram os 40% (40,8%) em valor. Portugal é o segundo país com maior de volume de negócios e no que respeita à quantidade, ocupa a terceira posição.

O presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, analisa estes resultados como “um sinal óbvio da valorização do vinho do Porto ao nível nacional e internacional, consequência do bom trabalho das empresas”, referindo que “uma das grandes apostas do IVDP para 2014 é o reforço da formação e educação para o vinho do Porto, de modo a contribuir para um crescimento contínuo e sustentável da comercialização e da valorização do produto”, conclui.


Apontadores relacionados:

Artigos

  • AgroNotícias (14/01/2014) – Exportações de categorias especiais de vinho do Porto têm os melhores resultados de sempre

Sítios

  • Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP)


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: