UE concede apoio de 39 milhões de euros à promoção de produtos agrícolas

 

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 –  30-10-2014

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Comissão Europeia

 Comunicado de imprensa

UE concede apoio de 39 milhões de euros à promoção de produtos agrícolas

A Comissão Europeia aprovou hoje 27 programas destinados a promover os produtos agrícolas na União Europeia e nos países terceiros. O orçamento total dos programas, a grande maioria dos quais terá uma duração de três anos, eleva-se a 77,4 milhões de euros, 39 milhões dos quais provenientes da UE. Os programas seleccionados abrangem diversas categorias de produtos, como frutos e produtos hortícolas frescos e transformados, produtos lácteos, produtos de qualidade (DOP, IGP, ETG e produtos biológicos), flores, carne de qualidade e, pela primeira vez, carne de ovino.

Dacian Çioloș, Comissário europeu responsável pela Agricultura, declarou hoje: «Tenho o prazer de confirmar o nosso apoio a  estes novos programas de promoção que, pela primeira vez, incluem a carne de ovino. Espero que contribuam para fomentar o consumo e as vendas nestes tempos difíceis. Nos últimos cinco anos, a UE tornou-se um exportador líquido de produtos agroalimentares, tendo o valor das exportações aumentado mais rapidamente do que o respectivo volume, uma vez que os consumidores de outras regiões do mundo apreciam as tradições, as normas de qualidade e os sabores da Europa. Estas novas medidas reforçarão ainda mais essa boa reputação».

No âmbito do regime de informação e promoção, os serviços da Comissão receberam, em 15 de Junho de 2014, 43 propostas de programas destinados ao mercado interno e aos países terceiros no quadro da segunda vaga de selecção de programas para 2014. Após a fase de avaliação, foram seleccionados 27 programas para cofinanciamento, dos quais 21 se destinam ao mercado interno e 6 a países terceiros. As regiões e os países terceiros em causa são os seguintes: América do Norte, América Latina, Médio Oriente, Sudeste Asiático, Japão, Norte de África e Turquia.

Além disso, dois dos programas seleccionados fazem parte dos chamados «programas multi», ou seja, programas de organismos situados em diferentes Estados-Membros, que realizam uma campanha de promoção conjunta. No âmbito da reforma da política de promoção recentemente aprovada, este tipo de campanhas de promoção será ainda mais incentivado.

Ver Quadro Anexo


Apontadores relacionados:

Artigos

  • AgroNotícias (07/11/2013) – UE destina 2,8 ME a promoção de produtos agrícolas portugueses

  • Europa (07/11/2013) – 35 milhões de euros da UE para a promoção de produtos agrícolas na União Europeia e em países terceiros


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