A Câmara Municipal de Cantanhede começa, na segunda-feira, com ações de manutenção das faixas de gestão de combustível em troços da rede viária florestal, com o objetivo de reduzir a propagação de incêndio rural, foi hoje anunciado.
A intervenção vai ser realizada em consonância com o planeamento prévio definido pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) vigente.
O Município de Cantanhede pretende “reduzir os fatores que favorecem a ocorrência e a propagação dos incêndios rurais”, promovendo dessa forma “uma eficiente gestão florestal na área geográfica do concelho”.
Os trabalhos vão iniciar-se na estrada que liga Barracão a Febres, na freguesia de Febres, seguindo-se a estrada Rua de Aveiro, antiga estrada nacional (EN) 335, que abrange a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e União de Freguesias de Covões e Camarneira.
Trata-se de uma intervenção de manutenção da faixa de gestão de combustível em troços da rede viária florestal municipal já executada anteriormente, “numa faixa lateral de terreno confinante numa largura não inferior a 10 metros”, adiantou aquele município do distrito de Coimbra.
A ação vai estender-se às restantes freguesias do concelho, num total de 125 hectares de área a intervencionar.
Esses trabalhos obedecem a “princípios de sustentabilidade e boas práticas florestais, orientadas consoante as características do terreno, e têm com principal fundamento reduzir o perigo de incêndio rural, protegendo assim pessoas e bens”.
A proteção obtém-se através de uma “redução da carga de combustível presente nas faixas de gestão de combustível associadas à rede viária florestal e zonas industriais, criando descontinuidade horizontal e vertical dos combustíveis, servindo como linha de defesa, facilitando assim a movimentação das equipas de combate e protegendo também a aproximação dos incêndios aos espaços urbanos”, concluiu.