Termina hoje a Semana da Agricultura na Escola que a CAP promoveu desde 16 de Maio com a Fórum Estudante, realizando um conjunto de ações em mais de 150 escolas de todo o país, para demonstrar que a atividade agrícola tem um papel primordial diário na casa de todos.
Este ano num novo em formato semanal – uma evolução natural do Dia da Agricultura na Escola – a Semana Nacional da Agricultura na Escola marcou presença em mais de 150 escolas nacionais, resultado da colaboração entre a CAP e o Fórum Estudante, parceiros nesta aventura desde 2016.
A iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral da Educação, e mobiliza escolas de todo o país com o objetivo de sensibilizar as gerações mais jovens para a importância do mundo rural, da agricultura e do desenvolvimento sustentável.
No dia 18 de Maio, a Escola Básica e Secundária de Carcavelos deu as boas-vindas à ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, ao presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, ao diretor regional adjunto, Rui Hipólito, ao diretor-geral da Fórum Estudante, Gonçalo Gil, e aos representantes dos professores e alunos da escola.
“Os jovens podem ser agentes de mudança” foi uma das frases sublinhadas ao longo da manhã, que teve início na biblioteca da instituição, com a subdiretora, Ana Carvalho, a realçar a ligação estreita que os alunos estabelecem em torno de projetos ‘agrícolas’. Excelente exemplo é a horta da Escola onde aprendem a plantar alimentos numa escala que já se transformou num ponto de encontro ao ar livre, dedicado a trabalhar a terra e a saber mais sobre agricultura, o que lhes permite acompanhar o crescimento dos legumes e comer aquilo que plantam.
A ministra da Agricultura realçou a importância de ter uma alimentação saudável e diversificada, assente numa produção sustentável, do ponto de vista ambiental, económico e social. “Hoje, a agricultura faz-se com recurso à tecnologia de ponta. É o setor que mais investe em tecnologia”, realçou a ministra. Esta ligação da agricultura à tecnologia é uma informação tão importante quanto desconhecida, e que pode fazer a diferença no momento de escolher um futuro profissional.
Artigo publicado originalmente em CAP.