Oscar Aguado, entomólogo consultor da Syngenta em Espanha, fala com Pablo Rodríguez e Soledad de Juan sobre a importância da biodiversidade e o papel dos insetos auxiliares nas culturas agrícolas.
Sabia que potenciando a biodiversidade de insetos auxiliares na culturas os agricultores podem obter diversos benefícios como a proteção contra diversas pragas? O investigadorOscar Aguado explica-nos.
“Alimentar com Inovação, o campo fala” é o novo podcast da Syngenta Espanha no Spotify e no iVoox, com os jornalistas especializados Soledad de Juan e Pablo Rodríguez Pinilla. Esta série de podcasts pretende aproximar o público do meio rural através de entrevistas sobre temas de atualidade da Syngenta e do setor agrícola, relacionados com sustentabilidade, inovação, problemática das culturas, política agrária, tendências em agricultura e alimentação, etc.
Nesta entrevista ficamos a conhecer o percurso profissional de Oscar Aguado, entomólogo consultor da Syngenta Espanha, e os seus ensinamentos sobre a importância da fauna auxiliar em diferentes culturas como elemento chave na sanidade vegetal.
«Permitir que haja vida em torno das nossas culturas vai muito além dos nossos frutos, cereais e do que necessitamos, dá-nos a alegria de poder ver plantas, flores, insetos e aves e, sem dúvida, ganhamos todos.»
Oscar Aguado trabalha como consultor em parque nacionais de Espanha, com o centro de investigação CSIC na área das culturas exóticas e também com grandes empresas como a Syngenta, para aconselhar que plantas podem ajudar a atrair e a manter os insetos auxiliares e polinizadores e, ao mesmo tempo, ajudar a controlar as pragas. Ou seja, ajudar a manter o solo e as culturas mais saudáveis.
«Quanto mais andamos pelo campo a estudar a diversidade de auxiliares e polinizadores, mais vemos que as formas de vida são incríveis»
A nova PAC inclui os ecoesquemas, onde as margens multifuncionais e os polinizadores são uma parte fundamental. Neste âmbito, Oscar Aguado trabalha em parceria com a UPA no desenvolvimento de estratégias para incluir estas medidas nos apoios da nova PAC e aumentar a biodiversidade das culturas.
Falamos da importância da consultoria nestas questões de biodiversidade e entomologia, para poder ser melhores e mais eficientes na produção de alimentos.
O artigo foi publicado originalmente em Alimentar com inovação.