Como retirar as toneladas de cereais armazenadas na Ucrânia e evitar a fome à escala mundial? “Não há bala de prata para romper o bloqueio”

Há 20 milhões de toneladas de cereais prontos para sair da Ucrânia e muitos mais se devem acumular nas próximas semanas. A via terrestre é complexa, devido à falta de “infraestruturas” da Roménia, e o mar Negro, por onde o escoamento era feito antes da guerra, é literalmente um campo minado. Uma caravana internacional que rompa o bloqueio russo é uma possibilidade, mas acarreta grandes riscos e necessitaria provavelmente de intervenção da NATO. Em entrevista ao Expresso, Miguel Monjardino explica como o mar Negro se tornou numa “região de fragmentação económica” e argumenta que no final desta guerra o vencedor será “quem perder menos”

Os impactos da invasão da Ucrânia na cadeia de abastecimento alimentar são extensos e atravessam fronteiras. Desde Ursula von der Leyen ao Papa Francisco, passando por António Guterres e pelo Presidente da União Africana Macky Sall, são muitas as vozes que têm alertado para a crise alimentar iminente, em muito agravada por esta guerra. […]

Continue a ler este artigo no Expresso.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: