MERCADO EUROPEU
Nada de novo nos problemas que assolam o mercado, em que o principal é que a matéria-prima continua a ser mais do que aquilo que se produz com ela: a ração é mais cara que os porcos e os porcos são mais caros que a carne.
Se em Espanha os pesos médios têm baixado consistentemente nas últimas já muitas semanas, agora é também tempo de na Alemanha, França e Países Baixos se registarem pesos ao abate inferiores aos registados na mesma altura em 2021.
Entretanto estão-se a aproximar os feriados de junho, não só em Portugal, uma vez que o próximo dia 6 é feriado em grande parte da Europa, assim como o dia 9. Poderá ser um período para a carne recuperar terreno.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 23/2022 (06/06 a 10/06): Espanha 1,56; França 1,49; Alemanha 1,41; Países Baixos 1,31; Bélgica 1,47; Dinamarca 1,32.
Tendência Geral:
O efetivo de reprodutoras chinesas em abril (confiando nos dados oficiais) situou-se nas 41,77 milhões de cabeças, o que representa uma descida de 0,2% relativamente ao mês de março e -4,3% comparando com o ano passado. Ainda assim, o número de porcas está 1,9% acima do número normal, mas foi o segundo mês consecutivo com menos porcas que há um ano o que indica uma clara tendência.
Fonte: FPAS.