A importância da Internet no marketing dos produtos tradicionais de qualidade – Leonor Queiroz e Mello

A Internet é hoje uma ferramenta importantíssima em qualquer plano de marketing. Entre as utilizações potenciais da Internet no plano de marketing, o sítio Web tem um papel fundamental atribuindo-se-lhe três vertentes fundamentais: informar, entreter e comunicar. Dependendo da natureza da instituição responsável pelo sítio Web e do objectivo que esteve por detrás da sua criação, irá ser dado maior ou menor ênfase a cada uma dessas vertentes.

Conscientes da importância da aplicação das novas tecnologias ao marketing dos produtos tradicionais de qualidade, decidimos então efectuar uma análise aos sítios Web de produtos tradicionais de qualidade da União Europeia. O objectivo do estudo era a análise dos pontos fortes e fracos dos sítios Web existentes e das oportunidades e ameaças existentes e, com base nisso, propôr uma estrutura tipo para a construção de sítios Web de produtos tradicionais de qualidade. A referida análise iniciou-se com a elaboração de uma listagem dos parâmetros a analisar, os quais se agruparam em quatro grandes grupos: conteúdos, acessibilidade, navegabilidade e serviços on-line. Para a pesquisa dos sítios Web a incluir na amostra recorreu-se a informação disponibilizada nas páginas da União Europeia.

Com base na análise dos sítios Web foram apontados alguns pontos fortes e pontos fracos. Apontam-se como principais pontos fortes a descrição do produto, a facilidade de navegação e a disponibilização de contactos de produtores. Estes pontos denotam a opção das associações pela via mais fácil, que nem sempre é a mais eficaz. No fundo resumem-se apenas à publicação de alguma da informação já existente e que poderia ser melhor explorada. No que diz respeito aos pontos fracos salientamos a falta de actualização dos conteúdos e o pouco investimento na exploração das várias soluções que nos são oferecidas pelas tecnologias de informação, nomeadamente ao nível da interactividade com o utilizador.

A principal conclusão a retirar do estudo é a ainda fraca adesão do sector agrícola às novas tecnologias, principalmente no que diz respeito a uma presença na World Wide Web, e pouca percepção das potencialidades por ela oferecidas. Um ponto muito importante para promover visitas repetidas ao sítio Web é a introdução de ferramentas que permitam algum tipo de interacção com o utilizador, ponto esse que foi pouco explorado na generalidade dos sítios Web visitados. Outra questão que se verificou foi o dinamismo do sítio Web em termos da introdução regular de novidades. É importante lembrar que a criação de um sítio Web não acaba quando é lançado online, este é apenas um começo. É necessário depois ir mantendo o Web site vivo, introduzindo novas rubricas, lançando desafios, actualizando as norícias com regularidade, etc. Por fim, e no que diz respeito à Internet em si, chama-se a atenção ao aspecto gráfico da página o qual é importante que seja consistente com a imagem dos produtos comercializados.

Na maior parte dos casos não esteve patente, por detrás do sítio Web, um plano de marketing estruturado, o que pode explicar a forma aligeirada como essas potencialidades são exploradas. Este poderá ser um (mau) indício de que, também fora da Internet, a nível da associação, não existirá uma estratégia de marketing pensada. Lá fora como cá dentro, salvo algumas boas mas raras excepções, parece continuar-se muito agarrado à produção, na convicção de que a simples presença nas feiras e um rótulo de produto tradicional são por si só suficientes.

Com este trabalho pretendeu-se contribuir um pouco para a melhoria dos actuais e futuros sítios Web de associações, cuja principal função é a promoção de produtos tradicionais de qualidade. Aqui apenas deixámos algumas pistas, sendo que cada associação e, dentro destas, cada produto, têm as suas características próprias e como tal o respectivo sítio Web deverá ser desenvolvido tendo em conta essa especificidade. Não é demais lembrar que o resultado final será função do empenhamento de todos os que, directa ou indirectamente, estão envolvidos no seu desenvolvimento e trabalham na associação.

Nota – Esta é uma versão resumida do trabalho intitulado “E-Marketing: Análise SWOT de Web sites de produtos tradicionais de qualidade e recomendações para a sua construção” apresentado no I Congresso Luso-Brasileiro de Tecnologias de Informação e Comunicação na Agro-Pecuária .

Leonor Queiroz e Mello
Agriciência – Consultores de Engenharia, Lda.


Publicado

em

por

Etiquetas: