A Turquia está a negociar com a Rússia, Ucrânia e ONU para que volte a ser possível exportar cereais a partir dos portos ucranianos, revelou esta terça-feira o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, citado pela imprensa internacional.
“A Turquia está a negociar a saída dos cereais dos portos ucranianos. Já foram feitos progressos”, adiantou o responsável.
O braço direito de Recep Tayyip Erdogan para a Defesa explicou ainda que “estamos a avançar com o planeamento para saber como vamos retirar as minas [do mar] e criar um corredor de passagem, assim como quem deverá ladear os navios”.
Por fim, o governante garantiu que “estamos a esforçar-nos para concluir [este plano] o mais rápido possível”.
Há uma semana, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, já tinha avançado que estavam a ser feitos progressos nas negociações para que seja possível a exportação de cereais da Ucrânia, mas também de fertilizantes da Rússia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta segunda-feira que 20 a 25 milhões de toneladas de grãos estão atualmente bloqueadas na Ucrânia devido à guerra, um volume que pode triplicar até ao outono.
“Precisamos de corredores marítimos e estamos a discutir isso com a Turquia e com o Reino Unido”, […]