A Rússia diz que está nas mãos da Ucrânia resolver problema da exportação de cereais.
O Presidente da Ucrânia diz que o mundo está à beira de uma “terrível crise alimentar” e milhões de pessoas podem morrer de fome se o bloqueio russo aos portos ucranianos do Mar Negro se mantiver.
“Não podemos exportar o nosso trigo, o nosso milho, o nosso óleo de sementes e outros bens que costumavam ter um papel estabilizador no mercado global”, alertou Zelensky.
Rússia diz que está nas mãos da Ucrânia resolver problema da exportação de cereais
Apesar de considerar que o Ocidente está a fazer um drama sobre a crise alimentar global, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, ao lado do homólogo turco, garantiu a segurança da exportação marítima de bens alimentares ucranianos.
Aproveitou também para fazer ironias com a liderança de Volodymyr Zelensky e recusou as acusações de Charles Michel sobre o roubo de cereais quando questionado por um jornalista.
A Ucrânia, um importante exportador mundial de cereais, viu as suas colheitas serem bloqueadas nos portos, por causa da invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro. Kiev exportava mensalmente 12% do trigo do mundo, 15% do milho e 50% do óleo de girassol.