A FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, evento que decorre até dia 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebeu 1100 crianças das escolas do concelho de Santarém, no âmbito da campanha PAc4ALL, iniciativa dinamizada pela CAP em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, para explicar aos mais novos a importância da Agricultura e os objetivos da Política Agrícola Comum.
Além da presença de um stand dedicado a este programa, esta iniciativa contou com várias atividades, como o percursos das culturas (milho e girassol) e dos animais de raças portuguesas (bovino, ovinos, suínos e caprinos), assim como uma sessão de animação no grande auditório, com um teatro infantil e entrega de brindes.
No dia de Santarém, estiveram presentes produtores locais no stand do Município e decorreram várias atividades como atuações de grupos e bandas musicais, espetáculos de acordeão, danças com ranchos folclóricos, malabarismos, ginástica acrobática, entre outras atividades num dia recheado de animação.
Lider do PCP na FNA 22
Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP, visitou hoje a Feira Nacional de Agricultura, e disse que existe uma questão de fundo com os custos dos fatores de produção e “sem Portugal a produzir muito daquilo que necessita, o país terá problemas de desenvolvimento económico”.
Neste âmbito, o líder do PCP, defende mais apoios para pequenos e médios agricultores devido “aumento brutal dos preços”, especialmente nos combustíveis e na energia.
Conversas de Agricultura
As discussões sobre sector o são uma das marcas da Feira Nacional de Agricultura e hoje não foi exceção.
Na Conferência Internacional “Visão de Longo Termo” para as Zonas Rurais, debateram-se temas como as oportunidades de desenvolvimento para a agricultura, indústria, turismo e telecomunicações, e quais os caminhos para fixar as populações. De acordo com os participantes, o setor agrícola tem de se tornar cada vez mais competitivo, mas para esse objetivo é fundamental uma cobertura de rede móvel 5G de excelência que permita que a tecnologia esteja cada vez mais presente no dia a dia do agricultor e que também possa servir outras atividades económicas.
Ainda durante o dia as “Conversas de Agricultura” contaram com várias sessões de esclarecimento como “Inovar Repensar o Futuro”, a cargo da APEV, seminário durante o qual se discutiram novas técnicas para a viticultura ou a “Água como fator e ordenamento do território”, promovido pela Câmara de Santarém e Associação de Agricultores do Ribatejo.
A Biostasia organizou um seminário dedicado à nanotecnologia e a produção em modo de resíduo no qual se abordaram temas como a agricultura sustentável, a produção de tomate em modo ecológico e o papel dos microorganismos no presente e no futuro e a Agrogarante promoveu um fórum destacando marcas inovadoras na agricultura.
No final do dia o BPI promoveu um encontro empresarial no stand do Banco.. De acordo com João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do Banco BPI, “a relação com a FNA e a posição estratégica que a agricultura tem para o BPI são excelentes ingredientes para receber empresários e entidades de relevo no sector. Experimentei um prazer especial em podermos estar todos juntos e constatar a evolução tecnológica das empresas que estão nesta feira. Esta é com toda a certeza a maior iniciativa que junta os agricultores em Portugal.”
Amanhã, 10 de junho, Dia do Município de Azambuja e Coruche, realce para o Concurso Nacional de Coudelarias e da Égua Afilhada e para a 1ª Exibição Luso Espanhola de Atrelagem de Tradição. Exibições de Ranchos Folclóricos, Treinos de Forcados, Largada de Toiros e a atuação de Syro completam o programa.