A Ravasqueira é copromotora, com os produtores José Maria da Fonseca, Lagoalva e Lima & Smith, de uma campanha de sensibilização para o ambiente designada “Vinhos que vão bem com o ambiente” que decorre desde 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a 31 de outubro. O objetivo desta campanha é o de dar uma nova vida às rolhas de cortiça usadas, através da sua reciclagem e reutilização, e de contribuir para a reflorestação do território nacional com árvores autóctones.
As empresas promotoras desta iniciativa de economia circular convidam os consumidores a participarem na campanha através de mini-rolhões que podem levar para casa para juntar as rolhas usadas. Quando o depósito estiver cheio, estes podem dirigir-se às superfícies comerciais aderentes à iniciativa, e depositar as rolhas no rolhão presente junto ao espaço da campanha.
A entrega de rolhas é ilimitada e poderá ser realizada as vezes que os consumidores entenderem, até ao término da campanha. Por cada dez rolhas de cortiça recolhidas, uma árvore será plantada. Este é o compromisso assumido por estes quatro produtores de vinho, que conta com a adesão dos consumidores em prol de uma causa que a todos convoca: contribuir para reflorestar Portugal com árvores autóctones.
A Ravasqueira junta-se, a esta campanha com o consumidor no centro das suas preocupações.
“A Sustentabilidade é uma prática diária na Ravasqueira, desde a vinha ao grupo. Estamos a proceder ao estudo da biodiversidade dos 3000 hectares que compõem o monte, a definir as melhores práticas na vinha e na adega e a lançar as fundações de um compromisso real que prevê práticas cada vez mais defensoras do meio ambiente a diferentes níveis e transversais a todo o negócio. Esta é, por isso, uma iniciativa que copromovemos com gosto, com outros produtores de referência, e estamos convictos de que envolver o consumidor neste projeto é central para o seu sucesso”. refere Pedro Pereira Gonçalves, CEO da Ravasqueira.
A Ravasqueira tem estado, de modo contínuo, a investir e a adaptar as suas atividades a um modo de produção crescentemente sustentável. A adega da Ravasqueira tem o seu consumo energético fornecido em 39% por painéis fotovoltaicos de autoconsumo desde o início deste ano. As necessidades de água para rega das vinhas provêm de reservas naturais localizadas na propriedade e são garantidas através de uma gestão racional e eficiente recorrendo a medidores de humidade do solo e atendendo ao potencial hídrico das folhas de cada planta, maximizando o melhor aproveitamento dos recursos hídricos.
Associada ao Green Cork – projeto coordenado pela Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem em parceria com a Corticeira Amorim – esta campanha pretende contribuir para a reciclagem das rolhas de cortiça e para a recuperação da floresta autóctone portuguesa.
O processo de reciclagem das rolhas usadas permite a sua reutilização numa variedade enorme de produtos, desde revestimentos, produtos de design ou até em transportes, tão variados como o metropolitano de Lisboa a vaivéns aeroespaciais.
Após a contagem das rolhas reunidas nos 5 meses da campanha, uma equipa de vários colaboradores das várias empresas irá plantar as árvores no dia 23 de novembro, dia da floresta autóctone.
LISTA DE SUPERMERCADOS ADERENTES À CAMPANHA:
LISBOA:
Pingo Doce Bela Vista
Pingo Doce Telheiras
Pingo Doce Odivelas – Strada
ECI Beloura
Auchan Amadora
E.leclerc Bobadela
E.leclerc Cascais
SETÚBAL:
Auchan Setúbal
Pingo Doce Barreiro Hiper
Pingo Doce Quinta do Conde Mega
Continente Montijo
Continente Bom Dia Azeitão
ALGARVE:
Continente Portimão – Cabeço do Mocho
Continente Modelo Albufeira
Intermarché Alvor
Intermarché Aljezur
PORTO:
Continente Antas
CENTRO:
E.leclerc Entrocamento
E.leclerc Caldas
NORTE:
Continente Braga – Minho center
Eleclerc Braga
Intermarché Barcelos
ALENTEJO:
E.Leclerc Portalegre
Continente Évora