Isabel Carvalhais

Isabel Carvalhais sublinhou na Conferência do Pacto Rural a urgência da ação política sobre as zonas rurais

Eurodeputada expressou apoio ao Pacto Rural e comprometeu-se a organizar em Portugal um evento para difundir o pacto e a visão de longo prazo para o mundo rural

Isabel Estrada Carvalhais participou como oradora convidada na Conferência do Pacto Rural organizada pela Comissão Europeia, que decorre em Bruxelas nos dias 15 e 16 de junho, reunindo políticos da UE, autoridades locais, regionais e nacionais, atores sociais e económicos num evento que reflete uma visão de futuro para o mundo rural.

Isabel Carvalhais considera que o Pacto Rural pode ser um instrumento importante “para trazer e manter as zonas rurais e a ruralidade no centro do debate político sobre que coesão territorial e que coesão social queremos afinal para o futuro da Europa”. A deputada, que é relatora pelo Parlamento Europeu do relatório sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais da UE lançada em 2021 pela Comissão Europeia, assumiu que no Parlamento Europeu há “um forte empenho em contribuir para encontrar as melhores soluções para tornar as nossas zonas rurais mais atrativas e mais resilientes”.

Começando por relembrar a sensação de esquecimento vivida por muitas comunidades rurais, Carvalhais sublinhou que aquela radica em boa medida na falta de empoderamento real das comunidades, e alertou para os perigos de alienação da política democrática e do projeto europeu que podem decorrer desse sentimento de abandono.

Enfatizando a importância da participação dos atores rurais no processo de tomada de decisão, a deputada reforçou que “não há verdadeira coesão territorial sem coesão social, e uma forte coesão social implica o sentimento de apropriação dos processos decisórios que afetam a vida das comunidades”.

Contudo, lembra que nem todas as comunidades rurais possuem ferramentas de participação capacitadoras, pelo que se assume como primordial estabelecer um ambiente propício e criar as condições para a concretização desse empoderamento, em particular nas regiões mais remotas e despovoadas. “Deve haver um compromisso sério de todas as políticas públicas, de todos os níveis de governação, em todos os Estados-membros, no sentido de promover tais condições de empoderamento e isso precisa de ser feito já”, realçou.

Esta conferência envolve os diversos participantes de uma conceção de governança do Pacto Rural e pretende avançar com compromissos para a concretização da Visão a Longo Prazo para as Zonas Rurais da UE. O evento tem organização da Comissão Europeia, em parceria com o Comité das Regiões Europeu, o Comité Económico e Social, o Parlamento Europeu, a Presidência do Conselho Europeu e o Parlamento Rural Europeu.

Comunicado enviado pela Eurodeputada Isabel Carvalhais.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: