No mês em que se assinala o 5.º aniversário dos trágicos incêndios de Pedrógão Grande, começou finalmente a funcionar o sistema de Lições Aprendidas, uma das medidas consideradas essenciais para melhorar a prevenção e o combate aos incêndios.
O sistema de Lições Aprendidas é um modelo da NATO, usado pelas Forças Armadas de vários países, incluindo pelo Exército português, que vai agora começar a ser aplicado à gestão dos incêndios.
O coordenador do projeto Nelson Ferreira explica a opção devido à complexidade do sistema de gestão integrada de fogos rurais, que tem inúmeras entidades, o que acontece também com a NATO, que é uma organização complexa com 30 países.
A ideia é refletir de forma transparente sobre o que funcionou ou não funcionou no combate a um incêndio, no trabalho da cada entidade, e que essa partilha de experiências sirva para melhorar a missão de todos.
Este major de infantaria, agora a trabalhar para a Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), garante que “o projeto não serve para avaliar. Serve para fazer uma reflexão sistematizada e estruturada sobre aquilo que aconteceu, e aquilo que deveria ter acontecido. Não faz monitorização nem avaliação”.
Nelson Ferreira garante que “não se trata de procurar culpados, nem saber quem foi o responsável pela falha”. “Aliás, não são só falhas. Estamos constantemente a falar de falhas, mas também temos que valorizar aquilo que […]