Será possível comer carne sem recorrer a animais? – André Campaniço

Não, este não é um artigo sobre substitutos vegetarianos ou vegan. O investigador André Campaniço explica como é possível obter carne em laboratório

Hoje, começo pelo título. Será possível comer carne sem recorrer a animais? E aqui, eu não falo de substituintes vegetarianos da carne, como o seitan. Falo efetivamente de carne. E se fosse possível criar carne em laboratório, sem ter de recorrer a animais? Parece ficção científica, eu sei. A carne vem dos animais. Como é suposto obter carne sem o seu sacrifício? Mas a resposta é que sim, é possível e já esteve mais longe de chegar ao mercado.

Vamos começar pelo início. Há algo que precisamos de retirar aos animais para que o processo seja possível. Falo de células estaminais. Uma célula estaminal é uma célula com uma capacidade de multiplicação quase infinita e que pode diferenciar-se em qualquer tipo de célula. Nesse processo de diferenciação, as células ganham as características do tecido a que pertencem. Vamos imaginar uma célula muscular. É completamente diferente de uma célula sanguínea ou de um neurónio. Mas todas elas partiram de células estaminais, que se diferenciaram em diferentes tipos de células.

Se […]

Continue a ler este artigo na Visão.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: