Por: Adriana Guerreiro, Segunda Secretária da APH e investigadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade do Algarve
Nos dias 14 a 17 de junho decorreu o XIII Congresso Nacional e XI Congresso Ibérico de Maturação e Pós-Colheita, em Saragoça, Espanha. No histórico edifício Paraninfo da Universidade de Saragoça, cerca de 150 investigadores, peritos e estudantes, reuniram-se para refletir e partilhar os últimos avanços nas diferentes linhas de investigação abertas no campo da maturação e pós-colheita de hortofrutícolas, bem como para consolidar as ligações entre equipas de investigação e empresas.
O programa científico foi dividido em cinco blocos temáticos, tendo estes como temas principais: Satisfazer as necessidades dos consumidores: produtos hortofrutícolas mais saudáveis, seguros e apetitosos; Aspetos fisiológicos da maturação e sua implicação no pós-colheita; Estratégias para reduzir as perdas pós-colheita devido a danos fisiológicos, patológicos e mecânicos; Novas tecnologias pós-colheita; Sustentabilidade e economia circular; e Desenvolvimento de produtos inovadores para novos mercados.
Todos estes tópicos refletiram a importância das necessidades dos consumidores em conjunto com exigências nutricionais, bem como a procura de produtos hortofrutícolas mais saudáveis, seguros e sustentáveis. Este evento, para além de mostrar as últimas tendências de investigação e linhas de trabalho para manter a qualidade inicial do produto do campo até à mesa, teve a possibilidade de transferir conhecimento entre investigação, empresas do setor e estudantes.
No final deste evento foi possível verificar que se tem avançado bastante na área de investigação, porém ainda continua a existir um número muito baixo de implementação da tecnologia por parte das empresas e produtores do setor.
Este evento é coorganizado pela Associação Portuguesa de Horticultura e Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas. A próxima edição realizar-se-á em Madrid, em 2024, e a seguinte em Portugal, em 2026.
LEGENDAS
– Foto de grupo frente ao histórico edifício Paraninfo da Universidade de Saragoça
– Trabalhos do congresso na aula magna da Universidade de Saragoça
– Adriana Guerreiro representou a APH no XI Congresso Ibérico de Maturação e Pós-Colheita
O artigo foi publicado originalmente em APH.