Bolsa do Porco – Semana 25/2022 – 2,242€ (Subida de 0,030€)

MERCADO EUROPEU

Esta semana Espanha registou o seu máximo histórico de sempre superando o máximo anterior que ainda era do tempo da peseta em 1997, quando grande parte da produção foi dizimada pela Peste Suína Clássica. Outro recorde registado esta semana foi a queda do peso médio ao abate que baixou 1,3 kg em relação à semana passada e nem o dia a menos de abates na Catalunha pelo feriado de S. João impediu que pela primeira vez desde 2012 o peso médio de abate baixasse mais de 1 kg na comparação semanal.
Também Alemanha e França deram sinais positivos com a Alemanha a subir 5 cêntimos depois de 6 semanas consecutivas de manutenções e o habitualmente conservador mercado francês a subir mais de 5 cêntimos.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 26/2022 (27/06 a 01/07): Espanha 1,63; França 1,53; Alemanha 1,45; Países Baixos 1,36; Bélgica 1,48; Dinamarca 1,32.

Tendência Geral:

A dinâmica do mercado do vivo está muito dependente da capacidade do mercado da carne dar a volta à situação do baixo consumo que se vai sentindo na Europa. Claro que as altas temperaturas e o período de férias ajudarão a dar algum fôlego aos matadouros. Se a questão determinante fosse apenas a oferta as bolsas europeias estariam neste momento a ter subidas muito mais pronunciadas, mas os preços dos porcos estão a ser bastante limitados pela dificuldade de escoamento da carne.

Fonte: FPAS.


Publicado

em

por

Etiquetas: