No passado dia 4 de maio, mais de 30 participantes deram vida ao 1.º Grupo Focal do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo. O principal objetivo do encontro, que decorreu via Zoom, foi abrir a discussão a temas relevantes para o aumento da resiliência perante os desafios do setor.
No passado mês de maio, dezenas de olivicultores, produtores de azeite e membros da Olivum, juntamente com especialistas da Universidade de Évora, foram verdadeiros pioneiros, com a abertura do 1.º Grupo Focal do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA). O evento contou com um público ativo e participativo, o que permitiu tocar em vários pontos dentro das temáticas: rega do olival, gestão dos subprodutos, eficiência energética e gestão dos solos.
A sessão resultou ainda na formalização de um grupo-piloto, que se comprometeu a caminhar lado a lado com o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), contribuindo com o conhecimento de quem está no terreno, de forma a apoiar o desenvolvimento de um referencial de sustentabilidade preciso e adaptado às especificidades do setor olivícola da região do Alentejo. Para os membros do grupo-piloto, a participação nestas sessões traz ainda inúmeras vantagens a nível individual, na medida em que serão os primeiros a beneficiar do referencial, demonstrando perante a sociedade civil e outros agentes económicos, estarem na linha da frente na procura de soluções sustentáveis para o setor.
No próximo dia 30 de junho, será dinamizado o 2.º Grupo Focal do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo, sob o tema “Gestão e Conservação da Biodiversidade e do Solo”. Para acompanhar de perto este projeto, subscreva a newsletter (http://eepurl.com/h1ZWaD) ou visite as redes sociais do PSAA, e fique atento! O futuro sustentável do azeite do Alentejo está a ser construído aqui.