- Nos passados dias 28 e 29 de junho estiveram presentes mais de 2000 profissionais do sector do amendoal na primeira edição da DemoAlmendro.
- Esta jornada converteu-se no evento de referência do sector a nível Europeu e contou a presença de empresas e oradores de renome internacional.
Durante os dias 28 e 29 de Junho celebrou-se a 1ª edição desta jornada demonstrativa sobre inovação e tecnologia na cultura do amendoal. A Extremadura espanhola, concretamente Logorsán (Cáceres), foi o centro europeu de referência nesta cultura.
O evento organizado pela Interempresas Media, em colaboração com a revista técnica Olint (Agromillora) e o consórcio Iberian Smart Financial Agro (ISFA), foi o primeiro com estas dimensões e características a nível europeu. Mais de 52 empresas nacionais e internacionais e 15 instituições apoiaram esta 1ª edição direta ou indiretamente. O amendoal em sebe tem tido um protagonismo especial, na agricultura da Península Ibérica, nos últimos anos pela elevada rentabilidade que apresenta e pela facilidade de condução que oferece o sistema de alta densidade.
Sustainable and Efficient System (SES)
O amendoal em sebe caracteriza-se por possuir um compasso de plantação reduzido, variedades de floração tardia e extra-tardia e porta-enxertos que têm a capacidade de reduzir de forma bastante marcante o vigor característico desta espécie com interesse agrícola. A mecanização total, desde a sua implantação, desta cultura tem feito com que a disseminação deste modelo se tenha intensificado na Península Ibérica, seja em zonas de regadio ou de sequeiro. Agricultores, centros de investigação e fundos de investimento, como o ISFA ((Iberian Smart Financial Agro), tem sido os principais impulsionadores desta conversão para modelos de produção baseados na eficiência e sustentabilidade, tendo em conta as exigências ambientais e a escassez de mão-de-obra, que limitam aos dias de hoje a rentabilidade da atividade agrícola.
Participação de nível internacional
A DemoAlmendro 2022 contou com um diverso programa de debates técnicos, mesas redondas e entrevistas protagonizadas por especialistas de 1ª linha internacional como sejam: Tiago Costa (Portugal Nuts), Gaspar Alapont (Importaco), Lola Gómez (SynergyNuts), Ignasi Iglesias (Agromillora), Miguel Arias Cañete (Ex comissário Europeu), Miguel Ángel López (ISFA), Antonio Nunes (Treemond), Ramón Rivera (Elaia), Juan José Herrero (Cortijo de la Reina), Gustavo Ramos (Veracruz), Brígido Chambra (Chambra Agrícola) ou Pedro Branco (Futuralmond) foram apenas alguns dos presentes que participaram e deram o seu contributo para que o evento tivesse sido um sucesso.
No total 52 empresas participaram no evento onde foram apresentadas as principais novidades técnicas relacionadas com esta cultura. Toda a maquinaria agrícola e tecnologia aplicada no amendoal em sebe pôde ser comprovada em campo, graças às diversas demonstrações realizadas durante os dois dias.