O Grupo Parlamentar da Iniciativa Liberal tomou hoje conhecimento do incumprimento do compromisso assumido para com os agricultores, pela Sra. Ministra da Agricultura e Pescas, a dia 21 de abril de 2022, relativo ao pagamento antecipado de 500 M€ até dia 30 de maio referentes ao Pedido Único (PU).
Tendo em conta o difícil contexto que o setor atravessa, marcado pela seca extrema e pela escalada dos preços dos combustíveis, energia e matérias-primas, é de lamentar que até hoje os agricultores, por mera inércia do Executivo, não só não tenham recebidos os montantes devidos, como nem sequer se vislumbre uma data credível para o seu pagamento, vendo manifestamente goradas todas as suas legítimas expectativas.
Como tal, preocupado com este cenário, o Grupo Parlamentar da Iniciativa Liberal considera que os agricultores merecem uma resposta urgente, honesta e fidedigna por parte da Sra. Ministra da Agricultura e Pescas.
Assim, os deputados da IL entendem ser pertinente obter respostas às questões que a seguir se enunciam:
- Como justifica V. Exa. mais um atraso no pagamento dos montantes devidos aos agricultores?
- Segundo os serviços do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P. (IFAP), o pagamento dos montantes devidos ainda não foi realizado, em virtude de não ter sido recebida ordem da tutela nesse sentido. Qual o fundamento que justifica esta situação?
- Quando pensa V. Exa. desbloquear esta situação?
Rui Rocha – Deputado
Comunicado enviado pelo Grupo Parlamentar da Iniciativa Liberal.