Clima. Onda de calor prolongada vem agravar seca extrema no país

Subida das temperaturas e noites tropicais aumentam riscos de saúde para pessoas mais frágeis.

São vários os pontos do globo que estão a enfrentar temperaturas elevadas. A título de exemplo, a China está a enfrentar a pior onda de calor das últimas décadas e a Europa enfrenta novamente uma onda de calor também.

Como o i já havia noticiado, na Polónia, a subida das temperaturas chegou acompanhada de tempestades violentas que provocaram queda de árvores, inundações e danos em vários edifícios, acima de tudo, no norte do país. Na sexta-feira da semana passada, em Helsínquia, capital da Finlândia, estavam 26 graus e, em Portugal, 21.

No entanto, este panorama está a mudar, na medida em que o início de julho deverá registar um aumento geral da temperatura em todo o país, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alerta que em algumas regiões as temperaturas podem mesmo ultrapassar os 40 graus, como se pode percecionar pela previsão dos valores máximos entre os 35ºC e os 40ºC no Alentejo e no Vale do Tejo.

As previsões do IPMA indicam que, a partir de hoje, as temperaturas voltam a subir, ultrapassando os 40 graus, em especial a partir de quinta-feira, agravando, deste modo, a seca extrema. “Estamos […]

Continue a ler este artigo no Nascer do SOL.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: