navio russo

Turquia apreende navio com bandeira russa que transportaria cereais roubados à Ucrânia

Confrontado com as denúncias, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, confirmou que, de facto, o navio tinha bandeira russa, mas que tal não significa que pertença a Moscovo

A Turquia está a investigar um navio com bandeira russa que transportava milhares de toneladas de cereais, carga que partiu do porto ucraniano de Berdiansk, em Zaporizhzhia, que está agora ocupado pelas tropas invasoras.

As autoridades turcas deram início a uma investigação depois de a Ucrânia ter denunciado que o navio – Zhibek Zholy – saiu do seu porto de Berdiansk, com 7.000 toneladas de cereais a bordo, de acordo com o The Guardian.

Isto depois de o chefe da administração civil e militar da região de Zaporizhzhia, que foi nomeado por Moscovo, ter anunciado, na quinta-feira, a saída do “primeiro navio comercial do porto de Berdiansk”. Numa mensagem divulgada no Telegram, citada pela agência EFE, Yevgeny Balitsky afirmou que o navio transportava “7.000 toneladas de cereais destinados a países amigos”, sem nomear um destino em específico.

O Zhibek Zholy está agora ancorado ao largo da costa de Karuso enquanto as autoridades turcas prosseguem com a investigação […]

Continue a ler este artigo em CNN Portugal.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: