Dora Simões foi eleita para o cargo de presidente da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) para o triénio 2022-2025, contando com Óscar Meireles e Rui Pinto como Vogais, em representação do Comércio e da Produção, respetivamente.
Em comunicado, a CVRVV informa que a nova responsável foi eleita por unanimidade para suceder a Manuel Pinheiro, presidente da Direção da CVRVV durante cerca de duas décadas, na qual assumiu sete mandatos.
Dora Simões é natural do Porto, licenciada em English for International Business pela University of Central Lancashire, no Reino Unido, e conta com um percurso profissional de mais de 25 anos. Destacam-se por exemplo a gestão de Marketing na Europa Central da Ernest & Julio Gallo Winery, a Direcção-Geral da ViniPortugal ou a Presidência da Direção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), onde lançou e desenvolveu o Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).
“Esta Direção tem como missão manter o crescimento nas exportações e no mercado nacional, reforçando o papel pioneiro que a CVRVV tem tido no desenvolvimento de ferramentas de apoio aos viticultores, na promoção do trabalho de produtores e engarrafadores e no aumento da base de consumidores dos vinhos desta Região única no Mundo”, destaca a presidente da Direção da CVRVV, Dora Simões.
A CVRVV conta agora, pela primeira vez, com duas mulheres na liderança da Região, com Celeste do Patrocínio a assumir a Presidência do Conselho Geral, numa instituição em que historicamente a Direção dos Departamentos é maioritariamente assumida no feminino.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.