california

Portugal e Califórnia vão aprender um com o outro a combater e prevenir incêndios

Protocolo para a partilha de conhecimentos técnicos e formação de recursos humanos baseia-se na semelhança climática e dos riscos dos dois territórios.

Portugal e a Califórnia, um estado norte-americano que muito sofre com a seca e os incêndios florestais, estão ligados por um protocolo de troca de conhecimentos técnicos e formação que poderá contribuir para a formação dos portugueses em sistemas de formação e controlo, ou utilização das aeronaves como forma de monitorização de incêndios, explicou João Verde, adjunto para as políticas de gestão integrada Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (Agif). Mas servirá também para levar para a Califórnia a experiência portuguesa do recurso a animais de pasto – como cabras e cavalos para comer os matos que servem de combustível aos fogos florestais, por exemplo.

“O Departamento de Florestas e Protecção Contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire) está muito interessado, por exemplo, no uso do fogo para a renovação de pastagens. Eles têm consciência de que Portugal tem mais prática do uso do fogo nessa matéria do que eles. Portanto, querem muito aprender connosco”, exemplificou João Verde, adjunto para as políticas de gestão integrada da Agif.

“A nós interessa-nos muito o que são as práticas de gestão de combustível e a utilização das aeronaves como forma de acompanhamento, de monitorização de incêndios, de apoio à supressão do fogo, mas também a formação para sistemas de comando e controlo. São matérias muito interessantes que a Califórnia nos pode mostrar como faz e que poderemos adaptar à nossa realidade”, disse João Verde.

O protocolo assinado entre a Agif e o Cal Fire em Abril justifica-se pelas semelhanças entre os dois […]

 

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: